Com o Pix Automático, a nova funcionalidade para pagamentos em 2024, ficará mais fazer pagar contas recorrentes
O ano novo reserva grande funcionalidade para pagamentos no Brasil, o pix automático. A nova medida tem data prevista para outubro e servirá para efetuar pagamentos recorrentes.
O Pix foi a forma de pagamento mais utilizada pela população brasileira em 2023. O Banco Central (BC) informou que em 2024, brasileiros poderão fazer pagamentos como mensalidade escolar de crianças, ou a conta de luz, de maneira automática com o Pix.
A medida vai funcionar como um débito automático e precisará de uma autorização prévia do usuário. Assim, o valor será retirado da conta sem exigir uma autenticação para cada operação.
Funcionamento
Hoje, com o débito automático, no entanto o usuário tem o valor incluído na fatura do cartão de crédito e depende do limite estabelecido pela instituição financeira.
Contudo com o Pix Automático, o cliente não ficará mais preso ao limite da instituição. Esse tipo de pagamento terá a capacidade de alcançar mais pessoas, segundo o BC.
Pix Agendado vs Pix Automático
Hoje já é possível fazer agendamentos para pagamentos no Pix, mas a nova modalidade é um pouco diferente. No Automático, os pagamentos poderão enviados para pessoas jurídicas. Assim, a ideia é que utilizado para, por exemplo, pagamento por prestação de serviços.
Calendário de testes
Segundo o BC, os sistemas do Pix Automático desenvolvidos entre janeiro e agosto de 2024.
De agosto a setembro, a instituição vai testar a ferramenta, que deve lançada em outubro.
Veja as regras gerais de funcionamento do Pix Automático:
- a especificação de jornadas para autorização prévia;
- normas para o cancelamento da autorização;
- regras para a rejeição e para a liquidação da transação;
- funcionalidades a disponibilizadas ao usuário pagador e ao usuário recebedor;
- regras de devolução e responsabilização em caso de erro;
- limite diário para as transações relacionadas ao produto, entre outras.