Você está visualizando atualmente Plano de Fronteira de Mato Grosso com Bolívia beneficiará 21 municípios
A intenção do governo com o Plano de Fronteira Mato Grosso com Bolívia é sinalizar aos municípios dessa região a implementação de um programa de desenvolvimento

Plano de Fronteira de Mato Grosso com Bolívia beneficiará 21 municípios

Esta é a primeira etapa para oficialização e efetivação do plano

O 1º Encontro de Trabalho para discussão do Plano de Fronteira de Mato Grosso e suas Adequações (PEFA-MT) aconteceu (05), no município de Vila Bela da Santíssima Trindade e teve como objetivo propor ações de integração entre Mato Grosso e Bolívia, assim como o reforço de políticas públicas. Dessa forma, contribuirão com o desenvolvimento de 21 municípios da região de fronteira e San Ignacio de Velasco (Bolívia).

O governador em exercício Otaviano Pivetta conduziu o encontro. Esta é a primeira etapa para oficialização e efetivação do plano, que prevê ações nos eixos estratégicos. Sendo assim distribuídas: Desenvolvimento Econômico, Condições Sociais e de Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Biodiversidade Regional. Assim como a Integração Econômica Regional: Mato Grosso-Bolívia, Governança e Modernização Institucional.

“A intenção do Governo é sinalizar aos municípios dessa região e implementar um programa de desenvolvimento, que vai desde a construção da infraestrutura até a melhoria dos serviços públicos, como educação, saúde, infraestrutura e segurança. Queremos também usar experiências bem sucedidas em outras regiões do Estado, aproveitando os potenciais que existem”, destacou Pivetta.

Foi assinado um termo de convênio para dar início às propostas na área de infraestrutura e logística em Vila Bela da Santíssima Trindade. O compromisso entre Governo e Prefeitura visa a pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e calçada com área total de 15.754,19 metros quadrados.

O investimento será de 3 milhões. Também assinaram uma carta de intenção Pró-asfaltamento e Integração para pavimentação da MT-199 e prolongamentos. Assim beneficiará as comunidades de Seringa/Palmarito no lado brasileiro e Marfi/Buena Hora, no lado boliviano.

Plano Fronteira Mato Grosso com Bolívia

Plano de Fronteira de Mato Grosso com Bolívia também beneficiará a área de saúde dos dois países

“A integração com a Bolívia é fundamental, pois somos porta de entrada do corredor de exportação para o pacífico. Hoje, a Bolívia é um grande produtor que pode ser parceiro de Mato Grosso, além de outros serviços que beneficiem tantos os bolivianos como os mato-grossenses“, disse o prefeito de Vila Bela, Jacob André Bringsken.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa Departamental de Santa Cruz, Zvonko Matkovic Ribera, a saúde é uma das maiores preocupações do poder público local.

“Em setembro, o governador Camacho e o governador Mauro Mendes se reuniram para discutir temas comerciais, saúde e integração. Há muita gente da Bolívia que vem para o Brasil e hospitais brasileiros, assim como a Bolívia também atende brasileiros. É importante sanar questões como a dos convênios da saúde pública, devido a grande demanda de atendimento”, relatou Ribera.

Os municípios que fazem parte da região de fronteira são: Vila Bela da Santíssima Trindade, Araputanga, Cáceres, Comodoro, Conquista D´Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda. Além de Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Vale de São Domingos.

Fonte: Governo de MT