PMI específico de serviços subiu de 51,9 para 54 no período, o primeiro aumento em quatro meses, puxado por novos ganhos nos negócios Brasil
O índice dos gerentes de compras (PMI), composto do Brasil avançou de 51,9 em setembro para 53,4 em outubro. O PMI específico de serviços subiu de 51,9 para 54,0 no período, o primeiro aumento em quatro meses, puxado, segundo a S&P, por novos ganhos nos negócios.
“Houve sinais de recuperação no setor de serviços brasileiro à medida que avançamos para o final de 2022, com a demanda mostrando uma resistência considerável, apesar de outro aumento nos custos de produção”, afirmou a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima.
Para Lima, ocorreram tendências mistas nos preços em outubro, com um aumento mais brando no valor dos insumos. “Por um lado, os preços mais baixos de energia e combustíveis em relação a setembro levaram a uma redução nas pressões de custo.
Por outro lado, um porcentual maior de empresas pagou suas próprias tarifas em meio à transferência de aumentos recentes em suas despesas para os clientes.”
Em suma, a diretora avalia que o forte desempenho de serviços mais do que compensou a fraqueza da indústria no mês.
PMI Brasil
“Também foi a principal fonte de pressão sobre os preços no setor privado. Ou seja, uma vez que os fabricantes de produtos sinalizaram custos de compra e preços de fábrica mais baixos no início do quarto trimestre”, pondera.
Portanto, o PMI é uma associação voltada para profissionais de gerenciamento de projetos. Para melhor organização, ele é separado de acordo com capítulos, que seguem uma categorização segundo regiões geográficas.
Isso significa que cada membro do PMI é vinculado a um capítulo e, juntamente dos demais profissionais da mesma região, faz trabalhos voluntários para levar as melhores práticas do gerenciamento de projetos ao conhecimento dos outros profissionais. A ideia dessa integração é promover melhorias contínuas no setor e a valorização do papel dos profissionais que nele atuam.