Você está visualizando atualmente O que é politraumatismo, causa da morte das vítimas de tragédia em Vinhedo
Informação da causa da morte por politraumatismo foi divulgada pelo IML na segunda-feira (12); identificação dos corpos continua - Foto: Reprodução/telemedicinamorsh

O que é politraumatismo, causa da morte das vítimas de tragédia em Vinhedo

O IML informou nesta segunda-feira a causa da morte das vítimas do avião: politraumatismo; identificação dos corpos continua

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo informou na segunda-feira (12), que as vítimas do acidente aéreo de Vinhedo (SP) morreram por conta de politraumatismo. A queda do avião que iria de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) causou a morte de 62 pessoas na última sexta-feira (8).

O que é politraumatismo?

Um trauma é definido como politraumatismo quando o corpo humano sofre múltiplas lesões graves causadas por forças externas. No caso das vítimas de Vinhedo, o causador foi o impacto da aeronave com o chão após despencar de 4 mil metros.

Como acontece o diagnóstico?

O diagnóstico de politraumatismo. portanto, acontece quando uma equipe médica encontra múltiplos ferimentos graves na vítima. Dentre os ferimentos mais comuns estão a fratura de ossos, lesões cerebrais, hemorragias, amputações e lesões na coluna.

Quais são as causas?

Quanto maior o impacto do acidente no corpo, maior a gravidade da lesão e o risco de um politraumatismo. Esse tipo de ferimento costuma ocorrer em situações extremas como acidentes de trânsito, acidentes aéreos e grandes incêndios, por exemplo.

Como deve ser o atendimento às vítimas de um acidente?

O atendimento ao politraumatizado começa no local do acidente e o profissional que for atendê-lo deve seguir uma série de regras prioritárias, chamado de ‘ABC do trauma’.

  • Manutenção de via aérea com controle de coluna cervical

Profissional deve verificar se não há obstruções nas vias aéreas do paciente, como por exemplo hematomas, corpos estranhos que se desprenderam na colisão ou mesmo próteses dentárias.

Além disso, o profissional deve prezar pela integridade da coluna cervical da vítima imobilizando o pescoço com um colar e a colocando em uma prancha de madeira

  • Respiração e ventilação

O fato de não existir nada obstruindo as vias aéreas da vítima não é sinônimo de boa respiração. Por isso, é preciso avaliar a integridade física dos pulmões, da parede torácica e do diafragma.

  • Circulação

Sangramento está entre as principais causas de morte evitável por trauma. Por isso, é necessário verificar se a vítima não está com hemorragias.

  • Exame neurológico

Para saber se a vítima consegue se comunicar, se está desorientada e se consegue mover braços e pernas.

  • Outras lesões

Por último, verificar o paciente como um todo, para analisar se não há fraturas.