Comprovação de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente
Publicada nesta terça-feira (28), a Portaria PRES/INSS nº 1.400 que altera e estende os prazos para realização da prova de vida. Nesse sentido, traz o calendário que define as datas para os beneficiários da comprovação de vida que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.
Assim também, o documento passa o início dos bloqueios da comprovação de vida do mês do aniversário do beneficiário para o mês de julho. Dessa forma, autoriza as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento a realizar a prova de vida no mês anterior ao mês de aniversário do titular do benefício.
Sendo assim, a prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. Bem como o procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
A obrigatoriedade da comprovação de que os segurados estão vivos para continuarem recebendo os benefícios previdenciários ficou suspensa desde o início da pandemia e foi retomada em 1º de junho deste ano. Ao passo que, depois a obrigatoriedade foi suspensa novamente entre outubro e dezembro.
Perguntas e respostas
Em primeiro lugar, por que o beneficiário precisa fazer prova de vida?
A prova de vida é um procedimento contido na Lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Quem deve fazer a prova de vida?
Todas as pessoas que recebem benefício do INSS.
Quando devo realizar a prova de vida do INSS?
A prova de vida deverá ser realizada no mês de aniversário.
Não consegui fazer a prova de vida no mês de aniversário e não recebi meu benefício. Dessa forma, o que fazer?
Deverá procurar qualquer Agência do Banco em que recebe seu Benefício e realizar a prova de vida que seu benefício será liberado na hora.
Posso realizar a prova de vida pelo Meu INSS?
Sim. O beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou Meu Gov.br, e seguir as instruções. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.
Fonte: Governo Federal