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A prefeitura de Porto Alegre encaminhou dados de mais 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal

Porto Alegre envia dados de 30 mil famílias para Auxílio Reconstrução

Prefeitura cria Registro Unificado para identificar vítimas das cheias com Auxílio Reconstrução

A prefeitura de Porto Alegre encaminhou dados de mais 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal. Somado o primeiro lote, de 24,5 mil responsáveis familiares, a capital gaúcha enviou até o momento 59.430 cadastros ao sistema do governo federal. Até as 20h dessa quarta-feira (29), 55.817 famílias da capital gaúcha estavam aptas a receber o benefício.

O primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu após oito dias do início do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regio, para que as prefeituras do Rio Grande do Sul preenchessem as planilhas com os dados. Ou seja, Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o endereço dos responsáveis de famílias desalojadas, desabrigadas de áreas urbanas e rurais, ou que perderam bens com as cheias dos rios.

Entretanto, a demora impediu que os moradores de Porto Alegre recebessem o benefício em parcela única nesta quinta-feira, data de pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias afetadas pelas chuvas.

Registro Unificado

A Prefeitura de Porto Alegre criou o Registro Unificado, que começou a operar em 18 de maio como base única para identificar os atingidos. Assim, qualificam os dados para direcionar aos programas sociais dos três níveis do Poder Executivo dos governos municipal, estadual e federal.

O Registro Unificado para identificar atingidos pela enchente pode ocorrer preferencialmente pela plataforma on-line ou presencialmente. Os moradores de áreas alagadas na capital devem preencher corretamente os dados, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço.

Há, ainda, locais físicos, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Para conferir os endereços e horários de funcionamento, acesse o link.

Auxílio Reconstrução

Após o envio dos dados pelas prefeituras ao governo federal, a próxima etapa requer que os responsáveis familiares cadastrados pela prefeitura acessem o site do governo federal. Dessa forma, podem validar as suas informações no site do Auxílio Reconstrução, na aba Sou Cidadão, com acesso ao portal do governo federal, Gov.br.

Com a confirmação dos dados pelo cidadão, os enviam para verificação da Caixa Econômica Federal que cruza as informações com cadastros do governo federal. Com auxílio técnico da Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Confirmadas as informações, a Caixa deposita o pagamento em até 48 horas. As pessoas que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, pode abrir automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família. Sendo assim, acessará o dinheiro com o aplicativo para smartphones Caixa Tem.

Fonte: Agência Brasil