O grupo da Universidade de Hong Kong descobriu um método para apagar as memórias ruins durante o sono
Um estudo inovador, liderado por cientistas internacionais, rebelou que é possível, sim, apagar memórias ruis durante o sono. A técnica ajuda a enfraquecer lembranças traumáticas e abre novos caminhos para tratar a saúde mental.
O experimento, realizado por um grupo da Universidade de Hong Kong, envolveu 37 voluntários, que fizeram exercícios de memória para associar palavras a imagens negativas e positivas.
Depois, durante o sono, os cientistas reativaram as associações usando gravações de áudio. Os resultados mostraram que os voluntários apresentaram redução das memórias negativas e fortalecimento das boas memórias.
O estudo
Todos os voluntários passaram por um treinamento de memória anterior ao momento do sono. Durante o processo, eles tinham que associar palavras a imagens classificadas como negativas, como uma dor do passado e até mesmo situações perigosas.
No dia seguinte, entretanto, receberam as mesmas palavras vinculadas a imagens positivas, como crianças sorridentes e paisagens.
Durante a segunda noite, os pesquisadores reproduziram as palavras enquanto os participantes estavam em uma fase do sono responsável pelo armazenamento de memórias. A atividade cerebral monitorada mostrou associações interessantes.
O sono é um estado fisiológico natural que permite ao organismo descansar e recuperar-se. Sendo assim, é um mecanismo de controle que prepara o corpo para o dia seguinte.