Queda dos preços de alguns ingredientes está relacionada à produção agrícola


Os destaques na subcategoria dos legumes ficaram para a cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Na subcategoria dos tubérculos, contudo, os principais recuos apresentados em junho ficaram para a batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%).
Conforme os especialistas, a redução dos preços desses alimentos pode contribuir para segurar a inflação nos próximos meses. Enquanto que itens in natura têm peso importante na alimentação das famílias e impactam diretamente o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado como referência oficial de inflação no país.
“A queda nos preços está ligada à melhoria nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, disse o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.
As proteínas também tiveram quedas dos preços, como carnes bovinas e frango. Entre os cortes bovinos, destacaram as reduções no acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango apresentou queda de 1,97% e o arroz com deflação de 2,40%.
Fonte: agênciabrasil