No momento, você está visualizando Preços de ingredientes para sopas diminuem no inverno
O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria

Preços de ingredientes para sopas diminuem no inverno

Queda dos preços de alguns ingredientes está relacionada à produção agrícola

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou deflação de 6,03% no preços dos ingredientes in natura em junho.
Na categoria dos legumes, a queda foi 5,99%, enquanto os tubérculos apresentaram redução ainda maior, de 6,82%.

Os destaques na subcategoria dos legumes ficaram para a cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Na subcategoria dos tubérculos, contudo, os principais recuos apresentados em junho ficaram para a batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%).

Conforme os especialistas, a redução dos preços desses alimentos pode contribuir para segurar a inflação nos próximos meses. Enquanto que itens in natura têm peso importante na alimentação das famílias e impactam diretamente o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado como referência oficial de inflação no país.

“A queda nos preços está ligada à melhoria nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, disse o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.

As proteínas também tiveram quedas dos preços, como carnes bovinas e frango. Entre os cortes bovinos, destacaram as reduções no acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango apresentou queda de 1,97% e o arroz com deflação de 2,40%.

Fonte: agênciabrasil