Com a parceria da Prefeitura de Várzea Grande, a expectativa é multiplicar essa produção com a elaboração e execução do Plano de Arborização do município
Na última semana, foi oficializada uma aliança crucial para a preservação ambiental em Várzea Grande, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, a Vara Especializada do Meio Ambiente – Juizado Volante Ambiental (JUVAM), o Município de Várzea Grande por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), e o renomado Instituto Ação Verde. O objetivo principal é a implantação do projeto “Verde Novo”, uma iniciativa que visa promover a arborização de escolas públicas e privadas, áreas públicas e grandes espaços em Várzea Grande.
Sendo assim, o prefeito Kalil Baracat expressou entusiasmo com a parceria, ressaltando o compromisso do município com a sustentabilidade.
Kalil também ressaltou a parceria com o Ministério Público estadual para a preservação das nascentes. Contudo, destacou os esforços diuturnos para resolver a questão do abastecimento de água na cidade.
A desembargadora Clarice Claudino da Silva pontuou ainda a expansão do projeto para Várzea Grande, destacando a importância da conscientização ambiental. “Estamos efetivando hoje a primeira grande expansão do projeto, trazendo para Várzea Grande esse que é um grande multiplicador natural da sustentabilidade”, disse.
O Projeto “Verde Novo” em Várzea Grande
O Projeto “Verde Novo”, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, já plantou mais de 193 mil mudas ao longo de sua trajetória. Com a parceria da Prefeitura de Várzea Grande, a expectativa é multiplicar essa produção com a elaboração e execução do Plano de Arborização do município.
Durante o evento, o juiz de Direito da Vara Especializada de Meio Ambiente Rodrigo Roberto Curvo, expressou a importância da conscientização ambiental. Enquanto o juiz de Direito e diretor do Foro da Comarca de Várzea Grande, Luís Otávio Pereira Marques, parabenizou o município pela adesão ao projeto, destacando a relevância da conscientização desde a população escolar.
O presidente do Instituto Ação Verde, Luiz Pedro Poletti Bier, ressaltou a contribuição do instituto no projeto nos últimos seis anos. “O Instituto já está no projeto faz 6 anos, já plantamos mais de 193 mil mudas no estado de Mato Grosso. E agora com muito prazer começa essa parceria com Várzea Grande. A função do Instituto dentro do projeto é distribuir as mudas, promover a educação ambiental dentro de escolas. Dentro de ações sociais, assim queremos maior qualidade de vida, mais arborização e mais sombra”, afirmou Bier.
O secretário de Meio Ambiente Jean Lucas Teixeira de Carvalho, considerou o momento oportuno para o início do projeto de arborização do município. Destacando a parceria com o “Verde Novo” como um reforço significativo para os esforços já em andamento.