Iniciativa da Prefeitura de Cuiabá com o Instituto Brasil Solidário reforça o esforço que gestores vêm fazendo na educação da cidade
Em parceria com o Instituto Brasil Solidário, a Prefeitura de Cuiabá está implantando em 83 unidades educacionais da rede pública de ensino, o Projeto Jogos de Educação Financeira.
Utilizando um jogo de tabuleiro e outro de cartas, a proposta pretende desenvolver as habilidades de poupar. Assim como empreender e investir, com atividades realizadas a partir dos primeiros anos escolares, utilizando um método leve, divertido e interativo.
A coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos explicou que o programa que foi feito para os estudantes começará a partir de 2022. Entretanto, desde outubro, as ações tiveram início com uma reunião EaD para coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
“Esses profissionais, juntamente com professores, serão os multiplicadores do projeto nas unidades educacionais, nesse sentido, esses profissionais estão recebendo treinamento prático sobre o uso dos Jogos Piquenique e Bons Negócios”, explicou a coordenadora técnica.
O projeto disponibiliza uma plataforma exclusiva para as atividades e modelos de sequências didáticas para auxiliar na elaboração dos planos de aula. Assim apresenta atividades transversais e interdisciplinares alinhadas a 320 habilidades previstas na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O coordenador de Organização Curricular, Marco Antonio Alves Braga, disse que esta semana, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira em todo o Brasil, o material pedagógico dos Jogos Piquenique e Bons Negócios foram entregues nas unidades educacionais.
“O projeto traz formatos diferenciados para cada idade e etapa escolar. O Piquenique será trabalhado com crianças de 1º ao 5º ano, e o objetivo é desenvolver habilidades focadas nas atitudes ligadas ao poupar. Enquanto o jogo Bons Negócios será desenvolvido com os estudantes de 6º ao 9º ano e tem foco nas habilidades de investimento”, disse o coordenador.
Projeto visa formar cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com o desenvolvimento da cidade
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou os investimentos feitos pela gestão municipal no pedagógico e na estruturação da rede pública municipal de ensino.
“Com a reestruturação da rede física, formação continuada dos profissionais e programas pedagógicos qualificados, a gestão municipal está transformando a Educação em Cuiabá, considerada um case de sucesso na implantação de programas de Alfabetização, inteligência emocional, educação ambiental, Educação Financeira e outros. Contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, disse ela.
Parceria
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Isto é, seu foco é a valorização do ser humano por meio da Educação.
A iniciativa, que acontece desde 2017, vem fomentado um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas. Ou seja, os alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades que introduzem além dos conceitos de educação financeira. Assim, terão acesso a outras questões como economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá