Teve início o programa que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando para zerar as filas de pacientes que aguardam por exames de média e alta complexidade
A iniciativa visa expandir os atendimentos contratados de cerca de 4.500 exames que vão atender toda as filas de demanda reprimida existente atualmente na rede pública de Rondonópolis.
Os exames estão sendo realizados no Centro de Diagnósticos de Rondonópolis. (Cedir), que venceu a licitação para contrato do serviço. Assim, os pacientes oriundos do Sistema Único da Saúde (SUS) vão utilizar a mesma estrutura utilizada no atendimento particular da unidade.
O programa, portanto, tem objetivo de acabar com a espera por exames considerados de média e alta complexidade. Como as ressonâncias magnéticas de todas as partes do corpo com contraste ou não, e também as tomografias. Inclusive nos casos em que é necessária a sedação do paciente.
Contratação de mais oito técnicos
A secretária de saúde, Ione Rodrigues, afirmou que esse esforço para investir na aquisição de todos esses exames vai fazer uma diferença significativa para os pacientes que aguardam por um diagnóstico mais detalhado. Ela comentou que a expectativa é que em 50 dias todos os pacientes que estão na fila de ressonâncias e tomografias sejam atendidos.
Nesse momento é importante que esses pacientes fiquem atentos às ligações da Central de Regulação para não perder a vez no agendamento.
Aliás, outra medida adotada recentemente pela Saúde para diminuir o tempo de espera por exames. Assim como o aumento de número de atendimentos diários a contratação de mais oito técnicos que vão atuar nas unidades de coleta de material para exames laboratoriais.