No momento, você está visualizando Presidente Jair Bolsonaro recebe OEA que observará eleições
O presidente Jair Bolsonaro recebeu integrantes da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que observará as eleições no Brasil

Presidente Jair Bolsonaro recebe OEA que observará eleições

Na agenda da delegação OEA está o encontro com candidatos à Presidente

O presidente Jair Bolsonaro recebeu (26) integrantes da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que observará as eleições no Brasil. A delegação é chefiada pelo ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano.

“A nossa missão é de observação, no respeito da institucionalidade do Brasil, promovendo a participação dos cidadãos brasileiros ao voto”, disse Lezcano, após a reunião no Palácio do Planalto.

Segundo ele, na agenda da delegação estão encontros com os candidatos à Presidência, com representantes de partidos políticos, de instituições do governo, como o Tribunal Superior Eleitoral, de organizações da sociedade civil e observadores locais.

O resultado desses encontros, somados à observação direta do pleito e à análise dos regulamentos, serão apresentados pela OEA em relatório preliminar, com observações e recomendações sobre as eleições no país.

Integrada por 55 especialistas, observadores de 17 nacionalidades, a missão estará presente no Distrito Federal e em 15 estados. Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. Além disso, no dia da eleição, integrantes da missão observarão a votação em três cidades no exterior: Porto, em Portugal, e Miami e Washington, nos Estados Unidos.

Esta é a terceira ocasião em que a OEA envia uma missão para observar os processos eleitorais no Brasil

Contudo, a equipe conta com especialistas que irão monitorar aspectos diferentes das eleições. São eles: Tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, justiça eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão. Assim como a participação política de mulheres, participação de grupos indígenas, afrodescendentes e violência eleitoral.

Em suma, esta é a terceira ocasião em que a OEA envia uma missão para observar os processos eleitorais no Brasil.

O primeiro turno das eleições deste ano será no próximo domingo (2), e o segundo, em 30 de outubro. Sendo assim, os brasileiros irão escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Fonte: Agência Brasil