Você está visualizando atualmente Saúde lança ações preventivas na campanha Outubro Rosa em Rondonópolis
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou as atividades da campanha Outubro Rosa com abertura oficial para o dia 10 de outubro

Saúde lança ações preventivas na campanha Outubro Rosa em Rondonópolis

Secretaria Municipal de Saúde divulgou as atividades da Campanha Outubro Rosa para acontecer durante o mês de outubro

Em Rondonópolis, ações começaram campanha Outubro Rosa, com público interno da Secretaria com a coleta de material preventivo do colo de útero. Em parceria com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), o município vai intensificar o atendimento voltado à saúde da mulher como um todo. A abertura oficial da campanha está prevista para acontecer no dia 10 de outubro, com a participação de um médico ginecologista no AAESMC (antigo CAISM), localizado na Vila Operária.

Todas as unidades de saúde vão intensificar os atendimentos com as mulheres com a realizar de exames preventivos (C.C.O). Exames clínico de mamas, palestras, distribuição de materiais educativos, atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. Os mesmos serviços também chegarão nas escolas e empresas do município que solicitarem a equipe da saúde da mulher.

No dia 14, sábado, está prevista a realização de um pit stop na praça Brasil. Com a utilização de faixas e distribuição de panfletos para chamar a atenção de condutores de veículos. Bem como aos pedestres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

As unidades, portanto, vão abrir em horário especial no sábado (21) para atender somente as mulheres com foco na coleta de material para exames preventivos contra o câncer.

Além disso, faz parte do cronograma a participação da Caminhada Outubro Rosa, em parceria com Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), no dia 21 de Outubro (sábado), prevista para começar às 16 horas, com largada e chegada em frente à Faculdade Fasipe.

Aliás, a Secretaria vai premiar ao final da campanha a enfermeira da Unidade de Saúde que realizar o maior número de coletas de papanicolau e exame clínico das mamas. Ou seja, em mulheres que tenham entre 25 e 59 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.