A média dos últimos dias tem ficado acima dos 37ºC
Uma onda de ar frio deve fazer a temperatura cair bruscamente em Cuiabá na sexta-feira (9). Segundo a Agência Climatempo, a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 23ºC. A média dos últimos dias tem ficado acima dos 37ºC.
As temperaturas vão continuar baixas no sábado (10), com máxima de 26ºC, e no domingo (11), que terá mínima de 14ºC, mas os termômetros voltam a subir, com máxima de 34ºC.
“As menores temperaturas devem ser observadas na faixa mais sul do estado de Mato Grosso”, informou o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges.
Ainda de acordo com ele, na faixa extremo Sudoeste do estado tem previsão de chuva para quinta-feira à noite.
Segundo a agência, a massa de ar polar que está ingressando no Brasil deve avançar para mais áreas do Norte e Centro-Oeste do país.
A previsão aponta que essa frente fria não levará chuva para grande parte desses estados, mas terá um impacto significativo nas temperaturas.
O Climatempo aponta que a sexta terá o dia de sol com muitas nuvens e o períodos de céu nublado. A noite também será de muitas nuvens.
O que é a friagem
A friagem é caracterizada por uma queda abrupta nas temperaturas, trazendo sensações térmicas mais baixas do que o habitual para regiões que normalmente são quentes e úmidas.
O fenômeno pode causar desconforto para a população e ter impactos na agricultura e na saúde pública devido à mudança repentina nas condições climáticas.
Brasil
Nesta quarta-feira (7) à noite, uma nova frente fria começa a se instaurar no Brasil, afetando especialmente o Centro-Sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Sul está sob alerta para a queda acentuada das temperaturas, enquanto o Centro-Oeste enfrenta um período prolongado de clima seco.
O Climatempo prevê que, durante esta semana, o tempo permanecerá mais quente e seco, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste. A umidade relativa do ar deverá ficar entre 20% e 30%, criando um risco baixo de incêndios florestais. Os estados mais afetados por esse clima seco incluem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. Além disso, o alerta de baixa umidade também se estende para partes do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas.
Foto: Marcelo Carvalho/AgênciaBrasil