Alfândega afirmou que apreensões de imigrantes em fronteira dos EUA no mês de fevereiro foram menores em comparação ao anterior
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP em inglês), apreendeu mais de 8 mil imigrantes ilegais, tentando cruzar a fronteira com o México.
O número marcou uma nova baixa, em comparação com o mês anterior e fevereiro do ano passado, conforme os dados.
A CBP disse que seu Escritório de Operações de Campo apreendeu 8.347 pessoas no mês passado. Para contextualizar, isso é uma queda de 71% em relação a janeiro, quando a agência disse ter apreendido aproximadamente 29 mil imigrantes.
O dado também representa uma queda de 94% em relação a fevereiro de 2024, quando apreenderam mais de 140 mil pessoas, de acordo com uma declaração da CBP.
A agência disse que o presidente Donald Trump e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem “enviaram uma mensagem clara. Se você cruzar a fronteira ilegalmente, será deportado sem a oportunidade de tentar outro dia ou em algumas horas”, segundo a declaração.
“Como resultado, os encontros da CBP com estrangeiros ilegais diminuíram drasticamente”, afirmou.
Além da fronteira sul dos EUA, a Alfândega disse que “aumentou drasticamente as patrulhas ativas de nossas fronteiras internacionais” com o apoio do Departamento de Defesa.