No momento, você está visualizando Procon de Cuiabá intensifica ações contra bebidas adulteradas
As ações Procon de Cuiabá integram um esforço conjunto de órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público e autoridades sanitárias

Procon de Cuiabá intensifica ações contra bebidas adulteradas

Procon de Cuiabá reforçou nesta semana as medidas de fiscalização e orientação ao consumidor para coibir a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas

As ações Procon de Cuiabá integram um esforço conjunto de órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público e autoridades sanitárias em todo o país para proteger a população diante do risco de intoxicação por metanol e outras substâncias ilegais.

Casos recentes registrados em diferentes estados revelam a dimensão do problema. Em Nova Mutum (242 km de Cuiabá), por exemplo, três homens presos em uma fábrica clandestina suspeita de falsificar bebidas com troca de rótulos e tampas de marcas conhecidas. Já em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público instaurou procedimento administrativo para investigar a presença de metanol em bebidas. A substância que pode causar cegueira irreversível ou morte.

A secretária-adjunta do Procon Cuiabá, Mariana Almeida Borges, destacou o papel do consumidor como essencial para reduzir os riscos. “O Procon recomenda que as pessoas comprem bebidas apenas em locais confiáveis, desconfiem de preços muito abaixo da média. E sempre verifiquem a presença do selo de inspeção do Ministério da Agricultura ou da Receita Federal.

A ausência de lacre ou indícios de violação responsabiliza o estabelecimento”, alertou.

Procon seguirá monitorando o comércio local

Mas segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmadas cinco mortes associadas a bebidas adulteradas. Além disso, dezenas de casos em investigação. Para evitar novas tragédias, governos estaduais e municipais, além do setor privado, têm reforçado campanhas de orientação e mecanismos de fiscalização.

No caso de Cuiabá, o Procon informou que seguirá monitorando o comércio local e aplicando sanções aos estabelecimentos flagrados com produtos irregulares. A meta é garantir que o consumidor tenha acesso a bebidas seguras e regulamentadas.

“Nosso trabalho é prevenir. A cada ação de fiscalização, estamos protegendo a saúde, bem como a vida das pessoas”, completou Mariana Borges