Você está visualizando atualmente Procon-MT realiza ação de educação financeira no Dia Nacional do Idoso
No Dia Nacional do Idoso, Procon-MT realizou ações de educação financeira em Várzea Grande, no Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre - Foto: Josi Dias/Setasc-MT

Procon-MT realiza ação de educação financeira no Dia Nacional do Idoso

Atividades no Dia Nacional do Idoso ocorreram em Cuiabá, na LBV, e em Várzea Grande, no Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre

Procon-MT realizou ação em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Pessoa Idosa celebrados em 1º de Outubro.

Mais de 250 idosos participaram das ações de educação financeira promovidas pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), nesta terça-feira (1) e quarta-feira (2).

A programação contou com atendimento e palestra “Consumidor idoso: Educação Financeira e orientações”. No total, 155 idosos participaram do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, em Várzea Grande. Bem como 100 idosos pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Cuiabá.

Durante as palestras, trataram de assuntos como educação financeira, orçamento doméstico, uso de planilhas para controle do orçamento. Cuidados na contratação de crédito, superendividamento, golpes e fraudes no mercado de consumo.

A secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, destacou que é essencial que o cidadão conheça seu orçamento a fundo para ter uma vida financeira equilibrada.

Ela ministrou palestra no Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre na terça-feira (1).

A secretária adjunta do Procon também alertou sobre os cuidados na contratação de crédito, que não deve ser utilizado para pagar despesas correntes e regulares do mês.

Para finalizar a palestra, Cristiane Vaz conversou com os idosos sobre os principais tipos de golpes aplicados no mercado de consumo. Dessa maneira, passou dicas de cuidados para se precaver.

A aposentada Íris Francisca Rosa, de 73 anos, que participou da palestra do Procon no Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, contou que recebia constantemente ligações de um mesmo número que ela não conhecia.

Enquanto que Ângela Galvão, 64 anos, que também frequenta o Centro de Convivência em Várzea Grande, receber ligações e mensagens de golpistas já é rotina.