No momento, você está visualizando 7 novidades de IA anunciadas na CES 2026
Novos produtos com IA chamam atenção na CES 2026. Entre assistente nas TVs e casas mais inteligentes, foram 7 as principais novidades Foto: Divulgação

7 novidades de IA anunciadas na CES 2026

Novos produtos com IA chamam atenção na CES 2026

Produtos com inteligência artificial (IA) viraram sinônimo de inovação durante a CES 2026. A feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, contou com uma série de anúncios e novos produtos com a tecnologia, cada vez mais presente nos dispositivos.

Entre assistente nas TVs e casas mais inteligentes, o Canaltech lista algumas das principais novidades envolvendo IA durante o evento:

7 novidades de IA da CES 2026

A lista tem:

  1. Gemini até na geladeira
  2. Nano Banana TV
  3. Assistente da Samsung que palpita no futebol
  4. Novo site estilo ChatGPT da Alexa
  5. Dispositivo que transforma iPhone em assistente
  6. Assistente de IA vestível da Motorola
  7. Novo assistente da Lenovo

1. Gemini até na geladeira

A Samsung apresentou diversos produtos com IA para o setor de casa inteligente e colocou o Google Gemini até nas geladeiras. O assistente do Google consegue rastrear a entrada e a saída dos alimentos, além de sugerir novas receitas na tela do dispositivo.

2. Nano Banana TV

O Google aproveitou a feira para apresentar novidades do Gemini para TVs, que estrearão, antes de tudo, em modelos da TCL. Assim, a empresa reforça sua presença no mercado de eletrônicos.

Entre os destaques, está o Nano Banana, editor de imagens inovador, que permite modificar o estilo bem como os elementos das fotos originais. Desse modo, o recurso amplia as possibilidades criativas dos usuários e demonstra, sobretudo, o avanço constante das soluções em inteligência artificial.

3. Assistente da Samsung que palpita no futebol

A Samsung revelou, recentemente, o Vision AI Companion (VAC), um assistente de IA desenvolvido para TVs. Além disso, o anúncio chega no embalo da Copa do Mundo de 2026, reforçando o foco em experiências interativas.

A ferramenta é capaz, sobretudo, de remover o áudio da narração de um jogo. Assim, o espectador pode acompanhar apenas o som ambiente. Do mesmo modo, o sistema também informa as probabilidades de vitória das equipes antes de cada partida, oferecendo, portanto, uma experiência mais personalizada e dinâmica.

4. Novo site estilo ChatGPT da Alexa

A Amazon anunciou um novo site para acessar a Alexa+, versão da assistente com IA generativa. A página funciona nos mesmos moldes de ChatGPT, Gemini e outros concorrentes do setor, mas está disponível apenas para assinantes nos Estados Unidos.

5. Dispositivo que transforma iPhone em assistente

A feira também foi marcada, acima de tudo, pelos dispositivos físicos com IA. Entre eles, destacou-se o acessório DeskMate, que permite conectar o iPhone e transformá-lo, assim, em um assistente de IA com personalidade.

Além disso, pets e tamagotchis com IA também foram destaque. Esses produtos, por sua vez, apresentaram diferentes opções de empresas, demonstrando, sobretudo, a expansão da inteligência artificial para várias áreas do consumo tecnológico.

6. Assistente de IA vestível da Motorola

A Motorola também revelou, durante o evento, um novo produto com assistente de IA. Além disso, o dispositivo pode ser anexado à roupa, como um broche ou pingente.

O aparelho conta, por sua vez, com câmeras, sensores e microfones, que permitem identificar o que acontece ao redor. Assim, ele envia respostas automáticas ao usuário, demonstrando, sobretudo, a integração entre tecnologia, praticidade e inovação.

7. Novo assistente da Lenovo 

A Lenovo apresenta, atualmente, uma nova assistente de IA chamada Qira. Essa ferramenta, por sua vez, consegue integrar atividades entre PCs da marca e celulares da Motorola. Além disso, ela sugere recursos personalizados e realiza ações automáticas para o usuário.

Assim, a empresa aposta, principalmente, na expansão da inteligência artificial em seus dispositivos. Desse modo, busca concorrer, sobretudo, com ferramentas como a Bixby, da Samsung, bem como com a Siri, da Apple, reforçando, portanto, sua presença no mercado global de inovação tecnológica.

Fonte: canaltech