Professor Helvio Moraes, lidera Letras, Imagem & Som: a arte contemporânea em Mato Grosso (MT)
No dia 13/04, a partir das 13h, terá início o projeto de extensão intitulado Letras, Imagem & Som: a arte contemporânea em Mato Grosso (MT), uma ação promovida sob coordenação do Professor Helvio Moraes, integrante do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade. O circuito de debates faz parte de uma articulação de professores em favor da produção mato-grossense, destacando a qualidade das obras e despertando o interesse do público mais jovem.
O projeto prevê 15 rodas de conversa sobre literatura, música e artes visuais produzidas atualmente no estado de Mato Grosso. Os encontros acontecem quinzenalmente, aos sábados, a partir das 13h, em formato online, o que permite que qualquer interessado possa participar dos debates. Na pauta, está a obra de diversos escritores conhecidos como, por exemplo, Divanize Carbonieri, Eduardo Mahon e Marli Walker. O artista plástico Sebastião Mendes e o músico Paulo Monarco também serão objeto de análise e discussão entre os participantes.
O objetivo é divulgar e discutir obras e autores contemporâneos de maneira informal, convidando o público em geral para conhecer melhor a produção de alta qualidade. Trata-se de uma ação voltada não apenas para estudiosos, mas para qualquer entusiasta de arte e cultura contemporâneas. Também participam do projeto os professores Edson Flávio Santos, Samuel Lima e Marcos Aparecido Pereira.
As inscrições podem ser realizadas via e-mail. Os interessados devem enviar uma mensagem, fornecendo seu nome completo, CPF e número de celular para letrasarte2024@gmail.com. Ao final do curso, a presença certificada.
Helvio Moraes
Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Realizou estágio de doutorado na Università di Bologna. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, credenciado (docente permanente) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGEL, com sede em Tangará da Serra. De fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016, foi visiting professor junto ao Dipartimento di Scienze Politiche e Sociali da Università degli Studi di Firenze, Itália. Publicou o livro A Cidade Feliz (Ed. da Unicamp, 2011), que compreende o estudo e a tradução comentada da utopia de Francesco Patrizi da Cherso. Na carreira artística, lançou recentemente o álbum musical “Profano Absoluto”.