Programa de aceleração de negócios oferece mentorias para desenvolvimento sustentável e rentável da economia criativa
Em sua segunda edição, o programa de aceleração de negócios oferece uma jornada de capacitação para possibilitar o desenvolvimento sustentável e rentável a 20 iniciativas da economia criativa em Mato Grosso.
Durante seis meses, os responsáveis pelas iniciativas irão passar por 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação. Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e, assim, poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro (RJ), em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
Na aula inaugural desses dois primeiros dias, abordarão informações sobre a programação e a metodologia do ciclo de aceleração, além do workshop ‘Estruturando Negócios de Impacto’. Além disso, as próximas atividades envolvem ainda modelagem dos negócios por meio de um mapa de diagnóstico. Dessa forma, poderão definir prioridades de desenvolvimento e atuação de cada projeto ou negócio selecionado.
Resultados
O programa tem como foco pessoas que atuam no mundo das artes, negócios digitais e em criações funcionais (urbanismo, moda, gastronomia, turismo, etc). Em sua primeira edição, a aceleração atendeu 30 negócios do segmento da economia criativa mato-grossense. Confira o e-book final AQUI.
Nessa segunda edição, dentre os selecionados estão iniciativas de vários municípios mato-grossenses. Ou seja, Aripuanã, Cuiabá, Poconé, Juína, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Cáceres e Várzea Grande. A seleção ocorreu por meio de edital público.
Para Flávia Firmini, que representa o projeto ‘Apoio à Cadeia de Valor do Cacau no Noroeste de MT, de Juína, a participação no programa busca agregar valor ao produto típico da Amazônia mato-grossense.
De Várzea Grande, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) foi uma das iniciativas selecionadas. Assim também, Celi Minas Novas, que representa o movimento, também falou sobre a expectativa com o programa.