Você está visualizando atualmente Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica é instituído em VG
O programa de Doença Renal Crônica tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos rins na saúde em VG

Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica é instituído em VG

O programa de Doença Renal Crônica tem por objetivo conscientizar a população do município de Várzea Grande sobre a importância dos rins na saúde

O Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica (DRC), foi oficialmente instituído no município de Várzea Grande (VG). A Lei n.° 5.235/2024, sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMM), ocorreu na manhã desta segunda-feira (20).

Conforme consta da publicação, o “Dia Mundial do Rim”, comemora-se anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, conforme estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da Doença Renal Crônica

O programa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos rins na saúde e reduzir a ocorrência de problemas renais. Ou seja, por meio de ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da Doença Renal Crônica.

Ainda conforme a Lei 5.235/2024, o programa tem como objetivo, prioritariamente, atender os portadores de hipertensão arterial sistêmica. Bem como os indivíduos com diabetes mellitus e pessoas com idade igual o superior a 40 anos.

As ações do programa são desenvolvidas por meio de campanhas de conscientização e divulgação nas mídias locais, redes sociais, rádios e distribuição de panfletos informativos. Além de parcerias com instituições de saúde locais, tais como hospitais, clínicas e postos de saúde, para a realização dos exames de creatinina.

Parcerias público-privadas, convênios ou verbas específicas para execução

Também desenvolvem a promoção de palestras, workshops e atividades educativas sobre hábitos saudáveis para a prevenção da Doença Renal Crônica. Dessa maneira, abordam temas como alimentação balanceada, controle da pressão arterial, manejo do diabetes e estímulo à prática regular de atividade física.

Portanto, fica a administração pública autorizada a buscar recursos financeiros e técnicos necessários para a efetivação do programa. Assim, pode realizar parcerias público-privadas, convênios ou buscar verbas específicas para execução.