Programa Saúde na Escola integra diretrizes da Educação e da Saúde na melhoria da qualidade de vida de estudantes e comunidade
A escola tem um papel que vai muito além de ensinar, atuando ainda na missão social importante nas vidas de alunos e famílias. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma das ações para fortalecer esse vínculo e levar orientações para o bem-estar da comunidade escolar, bem como do aluno, da família e da comunidade onde vivem e tem a coordenação da Prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer.
O objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da Educação Básica, por meio do fortalecimento das ações que integram as áreas da saúde e da educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio dos processos formativos dos profissionais de saúde e de educação.
Portanto, realizam ações integrativas com temas atuais em Saúde, dentro das atividades curriculares, ou seja, o aluno estuda tecnicamente e cientificamente, um evento em saúde que atinge a todos.
Os temas, por exemplo são: pandemia da Covid-19, surtos de doenças contagiosas, alimentação saudável, saúde bucal, entre outros. Além disso, a violência e acidentes, promoção a cultura de paz e direitos humanos, saúde ambiental, e mais.
Unidade de Atenção Primária do SUS
“Todos estes temas, têm abordagem educativa, que incentiva a pesquisa, a produção de textos e o diálogo. A Saúde destina profissionais, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, próximas às escolas. Isso porque a realidade vivenciada é igual, é o mesmo território, o que facilita o ensino aprendizagem, quando o tema é abordado, junto com as equipes da Secretaria de Educação. Os professores podem escolher a disciplina que melhor se adapta a um tema que será abordado, para melhor explorar o conhecimento”, explicou o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.
De acordo com Geovane, as escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de Várzea Grande se inserem no Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, para desenvolver o projeto.
“Acredito que a escola que aderiu ao programa deve ser vista de forma integral e como um dispositivo social de relação família e comunidade. É por isso que precisa reconhecer no programa que a escola deve pertencer a rede de atenção primária. Pois atenção à saúde dos estudantes, ocorre na sua grande maioria, na Unidade de Atenção Primária do SUS, no seu bairro. Todos participam alunos, comunidade escolar, pais e comunidade do bairro. A informação se propaga para todos”, detalha.
Escola integrada na comunidade
Assim, o objetivo é o fortalecimento da saúde e bem-estar dos alunos, familiares e comunidade onde vivem. Uma das iniciativas com esse foco é o tema práticas de atividade física entre escola e família.
“Uma proposição que partiu da secretaria municipal de Educação, já que os alunos têm na disciplina a prática de educação física. Todas estas informações e atividades, formam um conjunto de atitudes coletivas para o bem estar de todos”, complementa.
“O projeto tem método educacional, aliado a importância de fortalecer as políticas públicas sobre a prevenção em saúde e sem menosprezar as ações curativas. Por isso conta com essa estratégia de integração social, entrelaçando com a prática regular curricular, trazendo a conscientização para os pais e os alunos. Bem como para os professores e o corpo da equipe da escola. Resumindo, o público beneficiário do Programa Saúde na Escola são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação, saúde e comunidade escolar. De forma mais amplificada, também os pais e a comunidade em que vivem”, finaliza Geovane Renfro.
Por fim, o superintendente informa que a Saúde Pública avança na oferta de serviços e no cuidado em Saúde de cada aluno da Rede Municipal de Ensino Básico com o Programa Saúde na Escola.
Fonte: PM Várzea Grande