Projeto Adote um Espaço
O projeto Adote um Espaço, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público, continua ganhando adeptos e fortalecendo ações de preservação ambiental e conscientização.
Nesta semana, a Escola Estadual José Leite de Moraes e a rede de supermercados Comper aderiram à iniciativa. Dessa forma, assumiram a revitalização e manutenção de uma área localizada em frente ao Residencial Santa Bárbara, em Várzea Grande.
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário de SEMMADRS, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destacou o impacto do projeto.
“A solução para os problemas ambientais está na sociedade. O ‘Adote um Espaço’ resgata o senso de pertencimento e responsabilidade, permitindo que escolas e empresas deixem um legado de sustentabilidade”.
De acordo com a diretora da Escola Estadual José Leite de Moraes, Andreia Cristina da Matos, ressaltou que a iniciativa está alinhada com as práticas de educação ambiental que a escola já desenvolve:
“Esse projeto nos ajuda a sonhar mais alto e amplia nosso papel como agentes transformadores na comunidade”. Enquanto que o diretor da unidade, Jalme Figueiredo Júnior, comemorou o protagonismo dos alunos. “Ver nossos estudantes liderando ações ambientais nos enche de orgulho. Portanto, é mais um capítulo na história de entregas significativas da escola para o bairro Cristo Rei”.
Adote um Espaço” incentiva instituições de ensino e empresas a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades como parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs)
Representando o setor privado, Lídia Pachouri, coordenadora de eventos do Comper, destacou o compromisso da empresa.
“Nossa participação reforça nosso papel social e ambiental, contribuindo para o bem-estar da comunidade”.
“Adote um Espaço” incentiva instituições de ensino e empresas a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades como parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Ou seja, inspirado no artigo 225 da Constituição Federal. O projeto promove a conscientização ambiental com suporte técnico da SEMMADRS, incluindo mudas e insumos para garantir o sucesso das ações.
A médio e longo prazo, o projeto busca criar uma cultura de preservação, desestimular o despejo irregular de resíduos e consolidar um mecanismo de “constrangimento social” para práticas que desrespeitem o meio ambiente. Com o envolvimento da comunidade, a expectativa é que iniciativas como essa transformem Várzea Grande em referência em educação ambiental e cidadania.