O objetivo Projeto cultural é envolver ainda mais os integrantes do Grupo Os de Fora na etapa de produção dos adereços juninos
Laços, brilho, cor e muita criatividade tem utilizado para dar vida aos chapéus juninos. O projeto “Mãos que Criam: Arte Junina”, iniciou com uma oficina de artesanato voltada à criação de chapéus e arranjos típicos das festas juninas. O objetivo, segundo Evelyn Cristina, que está conduzindo a oficina, é envolver ainda mais os integrantes do Grupo Os de Fora na etapa de produção dos adereços juninos.
“O nosso projeto visa ajudar as meninas e meninos do grupo Os de Fora a criarem seus próprios arranjos e chapéus juninos, deixando a roupa e o cabelo ainda mais bonitos”.
Durante a oficina, os participantes trabalham com materiais simples e acessíveis, como EVA, pedrarias, gliter e outros itens decorativos.
“Até com um pedacinho de EVA conseguimos criar muita coisa, florzinhas, enfeites, arranjos. A ideia é mostrar que, com o que a gente tem em casa, como tesoura, caneta, cola, é possível fazer muita coisa bonita”, explica Evelyn.
Além da criação dos chapéus artísticos, o curso também ajuda os jovens a descobrir novos talentos, como conta Evelyn,
“Queremos que mais meninas e meninos aprendam e contribuam com o grupo. Os de Fora não é só um espaço para dançar, mas também para descobrir novos talentos e ensinar algo novo aos jovens”.
A oficina segue nos próximos dias 12 e 13 de abril, sempre das 13h30 às 16h30, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. Quem se interessar basta procurar o Centro Cultural em Tangará da Serra.
“Para quem quiser vir aprender arranjos juninos, estamos à disposição, basta vir aqui no Centro Cultural”, finaliza.