Você está visualizando atualmente Projeto quer acabar com descarte irregular de lixo em Várzea Grande
Ruas Mais Limpas, além do descarte irregular de lixo em Várzea Grande, a ação também terá caráter beneficente

Projeto quer acabar com descarte irregular de lixo em Várzea Grande

Ruas Mais Limpas, além do descarte irregular de lixo em Várzea Grande, a ação também terá caráter beneficente

O projeto “Ruas Mais Limpas” desenvolve ações para mudar os hábitos dos várzea-grandenses em relação ao depósito irregular de lixo nas ruas, calçadas, praças, terrenos, rios e córregos do município. E, nesta sexta-feira (10), a partir das 8h, realizarão uma ação de educação ambiental na Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande.

Dessa forma, vão coletar resíduos descartados irregularmente e dada a correta destinação com o Ecoponto Lixo Zero, instalado no pátio da empresa Solar Coca-cola.

“É essencialmente uma ação para conscientizar, lembrar da importância de não descartar resíduos nas nossas ruas, avenidas e terrenos baldios. Esse é o segundo Ecoponto da cidade e fica localizado dentro da empresa Coca Cola” explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.

“Outro está localizado no bairro Cristo Rei. Apesar de ficar no pátio da empresa é um ponto de coleta de materiais recicláveis para sociedade. Qualquer pessoa pode se dirigir ao local e fazer o descarte dos seus resíduos desde que sejam recicláveis”, concluiu Célio Santos.

A ação também terá caráter beneficente, uma vez que reverterá a coleta de todo o material coletado nesse dia. Como, por exemplo, latas, garrafas pet, papelão, materiais de informática, entre outros, a uma associação de catadores.

“No dia a dia, os materiais coletados nesse Ecoponto são vendidos e o valor é revertido para instituições filantrópicas. No dia 10 os materiais serão doados a uma associação de catadores”, informou o secretário.

Ecoponto de recicláveis e vidros

Além do Ecoponto na Sola Coca-cola, Várzea Grande possui também o Ecoponto de recicláveis e vidros, no bairro Cristo Rei, em parceria com a MRV Reciclagem. Mas, de acordo com o gestor de Meio ambiente, estão previstos a instalação de mais três pontos pela cidade.

“Queremos descentralizar e ter Ecopontos em diversas regiões de Várzea Grande. Planejamos a instalação de um no Jardim Glória, outro na região do Carrapicho e outro na região Central. Queremos dar opções à sociedade”, diz.

Da mesma forma, Célio Santos pontua que a instalação dos Ecopontos está aliada ao trabalho de educação ambiental desenvolvido pela pasta. São parceiros do projeto “Ruas Mais Limpas” a Solar Coca-cola, o Instituto Lixo Zero Brasil, a ONG Teoria Verde, as empresas Reciclate e Casa Forte.

Além da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte de Lazer. Por fim, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande é a realizadora do evento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande