No momento, você está visualizando Projeto de escola pública de VG fica entre os 10 melhores do Brasil em evento de tecnologia
Grupo de estudantes da escola pública formam a equipe de robótica da Escola Estadual Professora Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande (VG) - Foto: Seduc-MT

Projeto de escola pública de VG fica entre os 10 melhores do Brasil em evento de tecnologia

Projeto de escola pública de VG fica entre os 10 melhores

Um grupo de estudantes da escola pública formam a equipe de robótica Agrotech #9169, da Escola Estadual Professora Maria Leite Marcoski, Várzea Grande (VG). Selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) entre os 10 melhores do Brasil durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnologia, em Brasília, o evento se encerrou na semana passada.

Apoiada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e pelo Senai-MT, a Agrotech levou, para o evento, o robô Safra IV. Dessa forma, interagiu com o público, enquanto representantes da equipe apresentavam detalhes sobre a sua construção.

As aulas de robótica são ofertadas para alunos da Rede Estadual em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto ficou exposto no espaço “Vitrine Brasil”, onde apresentaram ao ministro da Educação, Camilo Santana. O mesmo robô foi vencedor da Off-Season Brasil 2024, que ocorreu em agosto desse ano, em Cuiabá.

Um dos alunos da equipe Agrotech, Mayk Alves da Silva, de 17 anos, comentou o impacto do ensino de robótica na sua formação.

Com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento reúne mais de 400 projetos de 56 instituições educacionais do país, promovendo debates, palestras, oficinas, exposições tecnológicas e apresentações culturais.

“Voltar para casa com um dos projetos no Top 10 nos dá a certeza de que aulas de mecatrônica, em parceria com o Senai, estão curtindo efeito”, disse o coordenador de Ensino Médio da Seduc, André Riul.

Além da Agrotech, outras duas equipes, Agrobot e Canintech, com alunos da rede estadual e do Senai, também apresentaram projetos. Eles são das escolas estaduais Profª Amélia de Oliveira Silva e Ramiro Bernardo da Silva (Rondonópolis) e Profª. Edeli Mantovani e Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (Sinop), respectivamente.