Os projetos desenvolvidos pela Semed no contraturno escolar dos matriculados na rede municipal continuam com as suas atividades esportivas
A Semed conta com dois projetos contraturno escolar ofertados em 31 escolas da rede. Um é o Capoeira, Judô e o Jiu-jitsu na Escola e o outro Cultura e Arte, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O projeto Capoeira, Judô e o Jiu-jitsu na Escola, por exemplo, foi lançado pela Prefeitura de Rondonópolis no início do ano passado, atende mais de 1900 alunos, distribuídos em 27 unidades escolares.
A Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Frei Milton Marques da Silva, na Vila Rica, é uma das contempladas com o projeto. Nesta unidade escolar quase 200 alunos participam do projeto esportivo, sendo 170 no judô e 28 na capoeira.
Os alunos do judô, por exemplo, participam duas vezes por semana de duas horas de treinamento e recebem uma refeição antes de voltarem para casa.
Campeão estadual
Um dos alunos que participa do judô é o Carlos Eduardo de Oliveira, que iniciou os treinamentos do judô por incentivo da irmã. “Ela já treinava e me chamou para ver. Eu vim e gostei”, disse ele.
Hoje, ele é um dos orgulhos do sansei Eduardo, já que se sagrou campeão mato-grossense na categoria sub 13 a 38 quilos. Isto é, em competição disputada no fim do mês passado, em Campo Verde.
Agora, o seu objetivo é disputar o nacional. “Estou treinando para disputar o nacional, que tem uma seletiva mês que vem em Primavera do Leste”, contou ele, com a sua medalha de ouro conquistada no Estadual.
Projeto Arte e Educação
Lançado em 2021, o Projeto Arte e Educação, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Cultura e Educação. Aliás, atende mais de 1700 crianças, com aulas de teatro, desenho, pintura e artesanatos em geral.
O objetivo é, justamente, ofertar atividades para que os estudantes do ensino fundamental preencham o contraturno escolar.