Com essas iniciativas, Várzea Grande reafirma seu compromisso com a construção de um comunidade escolar seguro
Os projetos Paz e Segurança na Comunidade Escolar e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, são destaques na revista Educa+VG, publicada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande.
O projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” celebrou, contudo, sete anos de atividades bem-sucedidas em Várzea Grande. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e a Secretaria Municipal de Defesa Social. O programa direcionado a alunos do Ensino Fundamental (1º, 4º e 5º anos), visa promover valores de paz e não-violência por meio de palestras e atividades preventivas, explica Zilda Braga de Oliveira, articuladora do projeto.
As palestras, portanto, abordam temas cruciais para a formação dos jovens, incluindo bullying, prevenção ao uso de drogas, saúde mental e relações familiares. “As ações são essenciais para ajudar os alunos a lidarem com questões emocionais e sociais que afetam diretamente seu bem-estar”, destacou José Vieira. Ele é assessor da Secretaria Municipal da Educação e coordenador do projeto.
Para engajar a comunidade escolar, o projeto foi apresentado para as equipes gestoras e pedagógicas e, em seguida, com pais ou responsáveis. A Guarda Municipal é responsável pela realização das atividades junto aos alunos, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade.
Proerd expande e conquista novos alunos
Em paralelo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem sido uma ferramenta poderosa na prevenção ao uso de drogas entre alunos do 5º e 7º ano. Com o apoio da SMECEL, o Proerd alcançou 569 alunos no primeiro semestre de 2024. E no segundo semestre, expandiu para mais oito escolas, atendendo 1.289 estudantes no total.
Na Escola Municipal Joaquim da Cruz Coelho, a diretora Lourdes afirma que o programa trouxe resultados notáveis. Ou seja, o aumento da responsabilidade dos alunos e a diminuição de comportamentos violentos. “Os estudantes passaram a ver os policiais como exemplos positivos, e isso refletiu no ambiente escolar,” observa a diretora.
Com essas iniciativas, Várzea Grande reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente escolar seguro, promovendo uma cultura de paz e formando cidadãos conscientes e longe das drogas.