Domine a arte de lidar com objeções e transforme cada “não” em um “sim” com a ajuda da inteligência artificial como ChatGPT
Empreendedores desejam crescer, mas nem todos sabem exatamente por onde começar. Com a ajuda do ChatGPT, entretanto, eles podem transformar esse interesse vago em uma enxurrada de vendas. Afinal, receita não é apenas um número em uma planilha. Ela importa.
Copie, cole e edite os colchetes abaixo no ChatGPT e, assim, mantenha a mesma janela de chat aberta para que o contexto seja mantido.
5 prompts do ChatGPT para aumentar suas vendas:
Decodifique o cérebro do seu cliente ideal
Quanto mais você conhece seu cliente dos sonhos, mais pode oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Parece óbvio, mas quanto você realmente age com base nessa ideia? Então, entre na cabeça do seu cliente para saber o que ele está pensando. Em outras palavras, entenda seus desejos mais profundos, medos e motivações. Quando você sabe o que eles realmente querem, pode posicionar sua oferta como a resposta.
Para isso, use o seguinte prompt:“Eu vendo [seu produto/serviço] para [seu mercado-alvo]. Ajude-me a criar um perfil psicológico detalhado do meu cliente ideal. Inclua seus maiores sonhos, medos e desejos secretos relacionados ao problema que minha oferta resolve. Em seguida, sugira 5 maneiras únicas de enquadrar meu produto/serviço como a solução perfeita para suas necessidades mais profundas.”
Domine a arte de lidar com objeções
Objeções são inevitáveis, mas não precisam ser obstáculos intransponíveis. Sendo assim, aprenda a redirecionar essa energia negativa e transformá-la em oportunidades para mostrar seu valor. Se alguém está fazendo perguntas, significa que está interessado. Por isso, não se preocupe, direcione a energia, prospere sob os holofotes e impressione seus clientes em potencial.
Para isso, use o seguinte prompt: “Liste as 5 principais objeções que provavelmente enfrentarei ao vender [descreva seu produto/serviço]. Para cada objeção, crie 3 respostas que redirecionem a energia da dúvida para destacar os benefícios da minha oferta, que incluem [descreva as qualidades do seu produto/serviço]. Essas respostas devem reconhecer a preocupação, recontextualizá-la positivamente e fazer uma transição suave para uma razão convincente para comprar.”
Torne-se um ímã de vendas
Em vez de lutar por cada nova venda, crie uma atração irresistível que puxe os clientes até você.
Para isso, use o seguinte prompt: “Imagine que eu sou a empresa mais procurada em [sua indústria], e meu produto/serviço está atraindo muitos clientes ideais, [descreva-o]. Comece um experimento mental onde você explica as 5 estratégias não convencionais que implementei para tornar minha oferta irresistivelmente atraente para meu mercado-alvo. Esses métodos criaram com sucesso um senso de intriga, exclusividade e síndrome de FOMO que compeliram os clientes em potencial. Cada estratégia foi ousada, ligeiramente misteriosa e difícil de ignorar.”
Hackeie o loop de tomada de decisão
O melhor texto de vendas é baseado na psicologia. Assim, os melhores vendedores sabem como o cérebro humano funciona. Compreender a psicologia da tomada de decisão pode lhe dar uma vantagem séria. Conheça os atalhos mentais que os humanos adoram fazer, aproveite os vieses cognitivos que influenciam o comportamento de compra e dê uma mãozinha ao seu cliente em potencial ao longo do caminho.
Para isso, use o seguinte prompt: “Pesquisas mostram que os humanos usam atalhos mentais (heurísticas) para tomar decisões. Identifique 5 vieses cognitivos ou heurísticas de tomada de decisão que poderiam influenciar a compra de [descreva sua oferta] para [descreva seu cliente dos sonhos]. Para cada viés, sugira uma maneira prática de aproveitá-lo eticamente no meu processo de vendas. Forneça exemplos de como incorporar esses insights em meu argumento de venda, materiais de marketing ou funil de vendas para aumentar as conversões.”
Recupere seu poder de vendas
E se você não estivesse vendendo nada?
Use o ChatGPT para obter algumas frases úteis para manter o controle de cada transação:
“Imagine que não tenho nada para vender. Eu apareci apenas para compartilhar informações valiosas sobre [descreva seu produto/serviço]. Reformule a conversa de vendas para me posicionar como um consultor útil em vez de um vendedor. Crie um roteiro com 10 frases que transmitam sutilmente essa mentalidade. Cada frase deve ajudar a manter o controle sobre a interação, projetar confiança e sutilmente filtrar os clientes ideais. Para cada frase, explique como ela redireciona a dinâmica de poder e promove um senso de abundância e escolha.”