Pesquisadores trouxeram estudo que mostra benefícios no aumento de proteína na dieta quando se busca a perda de peso
Um recente estudo publicado na revista Obesity traz que aumentar a proteína na dieta pode ser útil para pessoas que buscam uma perda de peso saudável. Especificamente, essa intervenção pode afetar as escolhas alimentares e reduzir a perda de massa corporal magra.
Proteínas são nutrientes que permitem ao nosso organismo funcionar adequadamente, ajudando o corpo a manter sua estrutura. Além disso, elas controlam nossas funções corporais e das nossas células. Nós podemos obter proteínas de alimentos como carne, laticínios, alguns vegetais e grãos.
No estudo realizado, os pesquisadores procuraram examinar como “a mudança na ingestão de proteínas auto-selecionadas durante a restrição calórica (RC) altera a qualidade da dieta e a massa corporal magra (MCM)”. MCM tem a ver com a massa do corpo que não é composta de tecido adiposo ou gordura corporal. Parte dela é composta pelos músculos, ou seja, a massa muscular.
A pesquisa usou dados agrupados de vários estudos e incluiu participantes que atendiam a critérios de elegibilidade específicos. Avaliou-se 207 adultos com sobrepeso ou obesos e mais de seis meses de dietas que restringiam a ingestão de calorias.
Houve então uma intervenção de perda de peso com duração de seis a doze meses, com todos os participantes passando por sessões semanais de aconselhamento durante as primeiras oito semanas e visitas de acompanhamento com um nutricionista registrado. A composição corporal foi avaliada por meio de absorciometria de raios-X de dupla energia e ingestão alimentar.
Menor perda de massa magra
Com base nos dados de ingestão, os participantes se dividiam em dois grupos: menor e maior ingestão de proteína. Então, os pesquisadores descobriram que a quantidade de perda de peso foi semelhante para ambos os grupos. Contudo, houve menor perda de massa magra no grupo de alta ingestão de proteínas.
No entanto, não só isso. As pessoas do grupo de alta proteína fizeram escolhas alimentares mais saudáveis, como aumento da ingestão de vegetais verdes e diminuição do consumo de grãos refinados e açúcar adicionado.