Você está visualizando atualmente Queijo brasileiro, o canastra, é eleito o melhor do mundo
O queijo canastra superou famosos como o pecorino, da Itália, e foi eleito o melhor do mundo

Queijo brasileiro, o canastra, é eleito o melhor do mundo

O queijo canastra superou favoritos de França e Itália para ser eleito o melhor do mundo

Feito de leite, “pingo” e sal, com um sabor ácido, mas com aquele fundinho meio adocicado. Ele é bom no pão de queijo, com café, com doce de leite ou sozinho mesmo. O queijo Canastra ganhou na última quarta-feira (22) um status que todo mineiro já sabia: é o melhor do mundo.

A iguaria ficou no topo do ranking elaborado pelo site americano The Taste Atlas. Para que ganhasse, contou com votos da audiência. O canastra ficou na frente do italiano Parmigiano Reggiano, do francês Mont d’Or e do português Serra da Estrela.

A lista divulgada tem 50 queijos do mundo todo. O The Taste Atlas é um guia gastronômico e seu conteúdo conta com a participação de viajantes do mundo todo. O queijo Canastra leva o nome da serra que circunda as oito cidades fabricantes da iguaria. São mais de 70 produtores na região.

O modo artesanal tem registro como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Representante da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocam), Higor Douglas de Freitas, disse estar muito feliz com a conquista e que esse é um reconhecimento do trabalho dos produtores em entregar um produto de qualidade e explicou que “o TasteAtlas é como se fosse um guia de viagem semelhante ao nosso Guia Quatro Rodas”.

O Queijo Minas Artesanal é produzido a partir de leite de vaca cru, ordenhado na mesma propriedade onde fica a queijaria. A iguaria, além de seu sabor especial, se destaca contudo por ser um dos representantes mais típicos da história mineira, com seu modo de preparo sendo passado entre gerações.

Além disso, o pódio teve ainda os queijos Kalathaki Limnou e Graviera Naxou, ambos provenientes da Grécia.