Afinal, a cerveja estraga após o prazo de validade? Leia e descubra a curiosa reação dessa bebida depois de vencida
Paixão nacional, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, como aponta a pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
E essa preferência fica ainda mais evidente no verão, afinal, uma cervejinha cai muito bem em um final de tarde quente, seja em encontros com amigos, em happy hour ou em encontros românticos – o importante é se refrescar com uma gelada.
A cerveja é tão consumida pelo brasileiros que muitos compram diversos fardos, chegando a estocar a bebida em casa. Mas e se o estoque vencer, o que pode acontecer com a saúde de quem consumir essa bebida alcoólica fora do prazo de validade?
Por mais incrível que pareça, beber cerveja vencida não faz mal à saúde. Isso acontece porque ela não estraga da mesma forma que outros alimentos e bebidas.
O que muda na cerveja vencida
O prazo de validade existe por uma razão: garantir que a cerveja seja consumida com todas as suas características preservadas, tanto com relação ao sabor como à aparência. Então, apesar de não ter nenhum risco à saúde, se você beber a cerveja vencida, irá consumir uma bebida com características bem diferentes do esperado.
Isso acontece porque, após o vencimento, começa um processo de oxidação e uma redução no corpo da cerveja. O resultado é uma bebida menos compacta e com o sabor alterado.
Então beber cerveja nunca faz mal?
Muita calma nessa hora! Beber cerveja pode fazer mal, independente do seu vencimento. O problema pode ocorrer devido ao consumo exagerado da bebida.
Além de ser altamente calórica, gerando aumento de peso, beber exageradamente pode ocasionar algumas doenças como cirrose no fígado, esteatose hepática e hepatite alcoólica. Assim também, o consumo em excesso também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Já o consumo moderado pode ser benéfico, podendo proporcionar a melhora da atividade cardiovascular e, claro, maior sensação de relaxamento. Então, beba com moderação e, de preferência, dentro do prazo de validade para a cervejinha ficar ainda mais gostosa.