No momento, você está visualizando As raças de gato consideradas mais bonitas, segundo a ciência
A verdade é que todo gato é muito fofo, mas essas raças, ao menos cientificamente, são as mais bonitas

As raças de gato consideradas mais bonitas, segundo a ciência

Donos de gato que não estão na lista vão discordar, mas uma análise científica diz que as raças a seguir são as mais bonitas

Todo mundo que é tutor de um gato acha que seu bichano é o mais lindo que existe. Pode até ser. Mas, segundo a ciência, algumas raças de gato são mais “bonitas” que as outras.

A análise é feita por conta da chamada proporção áurea, um cálculo matemático que relaciona a distância ideal entre comprimento e largura. Há muitos cientistas que afirmam que tudo que se aproxima da proporção áurea tende a ser mais agradável à visão humana.

Vejamos então as 6 raças de gato que, teoricamente, têm a melhor proporção áurea, por isso, são as mais bonitas que existem.

Curl Americano

O Curl Americano se destaca por uma característica distinta: ele tem as orelhas arredondadas, levemente voltadas para trás. Esta marca se dá por conta de uma mutação genética, e faz parecer que ele está sempre atento.

São gatos que costumam ter pelagem longa e macia, além de aparecer em várias cores. A raça ao mesmo tempo é conhecida como uma das mais saudáveis que existem: não há doenças genéticas associadas a este gato.

Siberiano

Originário da Rússia e da Ucrânia, o siberiano era um gato selvagem que foi domesticado. Por conta de sua pelagem densa, com três camadas, ele se adaptou para suportar temperaturas muito baixas. São gatos dóceis que costumam ser muito ligados à sua família. Por conta da seleção natural que atravessaram, têm organismo forte e não são propensos a terem muitos problemas de saúde.

Ragamuffin

O Ragamuffin é um gato de grande porte. Ele surgiu como um cruzamento de outra raça, o Ragdoll, com gatos siameses e persas. São gatos grandes e dóceis, com pelagem macia e felpuda e olhos arredondados. Costumam ser muito adaptáveis a mudanças no ambiente e também podem ser bem ativos.

As raças de gato consideradas mais bonitas, segundo a ciência

Manês

O gato Manês tem uma característica muito estranha: ele não tem rabo. Há várias hipóteses que explicam isto, mas a principal delas é que a ausência de cauda decorre de uma mutação genética que alterou sua coluna vertebral.

Esta falta do rabo alterou a forma que o Manês se locomove: por conta da dificuldade com o equilíbrio, ele pode andar de forma semelhante a um coelho, dando pulinhos. São gatos dóceis, de pelo curto, e que, segundo alguns donos, têm temperamento semelhante ao dos cães.

As raças de gato consideradas mais bonitas, segundo a ciência

Gato Azul Russo

Como o nome da raça deixa claro, este é um gato originário do leste europeu. Ele tem uma pelagem em dupla camada em um belo tom de cinza que lembra o prateado.

Com olhos esverdeados brilhantes, o Azul Russo costuma ser procurado pelas famílias por conta de seu temperamento doméstico, embora possa ser um pouco arisco com estranhos. Além disso, a raça se destaca por ser uma das que menos destrói a casa dos donos.

As raças de gato consideradas mais bonitas, segundo a ciência

Norueguês da Floresta

No alto do pódio dos gatos mais proporcionais, temos o belo Norueguês da Floresta, uma raça musculosa, com estrutura óssea robusta e pelagem bastante grossa – que, inclusive, dá a impressão dele ser maior do que realmente é.

A raça deriva de gatos selvagens da Escandinávia. Sua pelagem comprida e densa, com três camadas, é capaz de protegê-lo do vento e da neve. Apesar de ser dócil, o Norueguês da Floresta tem um instinto caçador – por isso, os donos devem ter grades ou telas nas janelas, para evitar que pulem em busca de uma presa.