A autorização para reaplicação do Enem é prevista em casos específicos e não está disponível para todos os candidatos
A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro para os candidatos que fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova. Os casos nos quais a reaplicação é possível são específicos e não valem para todos os candidatos.
Entre as situações, a modalidade é para aos candidatos que não fizeram as provas em novembro de 2021. Ou seja, estavam com sintomas de doenças contagiosas, como a covid-19 ou tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura. Assim como outras ocorrências que impossibilitaram a realização do exame na data prevista para todos os demais candidatos.
Para saber se o pedido de reaplicação foi aceito pelo Inep, o candidato deve então acessar a página do Participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível. Portanto, é só entrar com o login único da plataforma gov.br.
Nos dias 9 e 16 de janeiro, o exame também será aplicado para presos. Bem como para menores que cumprem medida socioeducativa e candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020.
Enem 2021 – um breve histórico
No dia 8/12, 29 funcionários do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração ou dispensa do cargo em comissão ou função comissionada para os quais exerciam como titulares ou substitutos.
Diante dessa situação, dúvidas se colocaram em relação à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O presidente Jair Bolsonaro garantiu que o exame seria feito com tranquilidade.
O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a abrir um processo para analisar os problemas na gestão do Inep. A decisão foi pelo não afastamento do presidente do instituto, Danilo Dupas.
As provas do Enem ocorreram de forma tranquila tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas. A divulgação do resultado final sairá em fevereiro de 2022.
Fonte: Agência Brasil