Você está visualizando atualmente Receita intensifica fiscalização de terrenos para evitar queimadas urbanas
Secretaria Municipal de Rondonópolis intensifica fiscalização para prevenir queimadas em terrenos urbanos abandonados

Receita intensifica fiscalização de terrenos para evitar queimadas urbanas

Secretaria Municipal intensifica fiscalização para prevenir queimadas em terrenos abandonados

De olho na longa estiagem que está prevista para este ano, o departamento de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Receita, está intensificando a fiscalização dos terrenos que estão sujos e com mato alto, notificando seus proprietários.

O objetivo é deixar a cidade mais limpa e com isso evitar as possíveis queimadas urbanas que frequentemente acontecem nesse período.

A equipe de fiscalização adotou um cronograma de trabalho para garantir a cobertura de 100% da cidade, além de atender as denúncias que chegam no departamento. Atualmente, as regiões que têm apresentado maior ocorrência de terrenos sujos e com mato estão próximas aos bairros Sunflower. Ou seja, Sagrada Família por serem menos adensados estando mais propícios ao fogo.

O gerente do departamento de Controle Urbano do município, Paulo Padim, ressaltou a importância dos proprietários manterem seus terrenos limpos. Visto que muitas queimadas podem acontecer daqui para a frente, o que pode refletir nas unidades de saúde por conta dos problemas respiratórios causados pela fumaça.

De acordo com Paulo Padim, a equipe encontra um terreno em situação crítica, onde realiza a primeira notificação. A partir disso, o proprietário tem 15 dias para fazer a limpeza e informar ao município. Caso esse prazo não se  cumpra, é lavrada multa.

Equipe de Xadrez se prepara para torneios regionais e escolares

Com apoio da Prefeitura, a equipe da Associação de Xadrez de Rondonópolis está em intensa preparação para representar a cidade em torneios importantes nos próximos meses. Nos dias 13 a 15 de junho, as equipes estarão em Sonora, Mato Grosso do Sul, representando a cidade.

O torneio que contará com a participação de 60 enxadristas, terá um tempo de 1 hora e meia para cada jogador. As partidas podem se estender até três horas. A premiação será em dinheiro, troféus e medalhas.

“As competições não param por aí. No dia 04 de julho, teremos em Primavera do Leste os Jogos Escolares – Fase Estadual. Nossa associação classificou atletas em todas as categorias. Eles vão representar Rondonópolis e, caso passem dessa fase, irão para o Jogos Escolares Brasileiros representando Mato Grosso”, destacou Thiago Stuch, professor de xadrez que acompanha e prepara os enxadristas rondonopolitanos nas competições.

Para aqueles que desejam se integrar à equipe, a Biblioteca Municipal Rachid Mamed está recebendo novos membros para o projeto de xadrez realizado todo fim de semana com apoio da prefeitura. Aliás, os encontros ocorrem aos sábados, das 8h às 12h e a partir das 14h. O grupo está aberto para pessoas de todas as idades. Para os iniciantes, um enxadrista profissional acompanha os encontros, ensinando tanto a teoria quanto a prática do jogo.