No momento, você está visualizando Rede de  ensino de MT recebe prêmio Olimpíada Nacional de Química
O prêmio Olimpíada Nacional de Química é promovido pela Associação Brasileira de Química com apoio da Seduc e do IFMT - Foto: Seduc-MT

Rede de ensino de MT recebe prêmio Olimpíada Nacional de Química

O prêmio Olimpíada Nacional de Química promovido pela Associação Brasileira de Química contou com apoio da Seduc e do IFMT

Estudantes da Rede Estadual de Ensino conquistaram medalhas na edição deste ano da Olimpíada Nacional de Química. No total, 95 alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de 20 escolas localizadas em 17 municípios de Mato Grosso foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

O evento, iniciado em junho, promovido pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional MT, contou com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Assim, o objetivo das Olimpíadas de Química é descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo do conteúdo. Além disso, incentivar nos jovens o interesse para o estudo desta ciência e permitir aos estudantes aplicarem seus conhecimentos e suas habilidades em sala de aula.

Com 30 questões na prova realizada de forma online em três modalidades, os estudantes premiados por séries, com medalhas de ouro, prata e bronze.

Sendo assim, aqueles alunos que tiveram aproveitamento igual ou superior a 50%, foram contemplados com certificados de menção honrosa.

No 1º ano do Ensino Médio, quem conquistou a medalha de ouro foi o estudante Fabricio Pascoato Drebes, da EE São José do Rio Claro (São José do Rio Claro). A prata ficou com a colega de turma de Fabrício, a estudante Alanna Allice Vaz Santana. O bronze ficou para Nathaly Bessa da Silva, da EE Santa Elvira (Juscimeira).

Também participaram da premiação alunos do IFMT e da rede particular

Aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o ouro ficou com Caio Eduardo Franco de Souza, da EE Marechal Rondon (Rosário Oeste). Anna Maria Souto Chaves, da EE Professora Muralha Miranda Passos (Nova Marilândia) levou a prata. Alexandre Ribeiro Barboza, da EE Professor Nilo Póvoas (Nobres), ficou com a medalha de bronze.

Já os vencedores do 3º ano foram Stephany Gabrieli Santos Biolchi, da EE Vanderlei Cecatto (Santo Antônio do Leste). Com a medalha de ouro; Anny Gabriely Monteiro Lopes, EE Professora Eliane Digigov Santana (Cuiabá), ficou com a prata. E Anderson Esperidião Ramos, da EE Ana Maria Tissiani de Oliveira (Diamantino), levou o Bronze.

Na categoria Escolas Estaduais Militares, a estudante Alexia Frizon Teloken recebeu a medalha de prata. Ela cursa o 2º ano do Ensino Médio na EE Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral (Sorriso).

A organização do evento fez uma homenagem citando a aluna Isabella Basso Salmazo, do Colégio La Salle ATEC (Tangará da Serra). Em reconhecimento por ter gabaritado a prova da 2ª série do Ensino Médio nas seletivas estaduais.

A Escola Estadual São José do Rio Claro, em razão de empates, terminou a olimpíada com 3 medalhas de ouro, 3 pratas e 5 bronzes.

Além dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, também participaram da premiação alunos do IFMT e da rede particular. Assim também, receberam medalhas de ouro, prata e bronze, ambos na mesma solenidade realizada no IFMT Bela Vista, em Cuiabá.

Aliás, o prêmio também contou com uma categoria de química exclusiva para meninas, denominada Quimeninas. Portanto, as alunas do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental receberam medalhas de ouro, prata e bronze.