Espera-se que o programa comece nas próximas semanas; única vacina aprovada para menores de 18 anos é a da Pfizer-BioNTech
O Reino Unido vai estender o programa de vacinação contra o coronavírus a todos os jovens de 16 e 17 anos. Anunciou o professor e médico-chefe da Inglaterra, Jonathan Tan Vam. “Não há tempo a perder, enfim, temos suprimentos e espero que o programa comece nas próximas semanas”, disse ele em entrevista coletiva, informou a agência de notícias Sputnik.
A ampliação do programa atende, acima de tudo, à recomendação do Joint Committee on Vaccination and Imunization (JCVI, por sua sigla em inglês). O órgão atua de forma independente dos governos central e autônomo. Corresponde, portanto, aos Governos da Inglaterra, Escócia, País de Gales e A Irlanda do Norte.
O JCVI disse esperar que uma dose da vacina forneça boa proteção contra doenças graves e hospitalizações na faixa etária de 16 e 17 anos. Por enquanto, limitou sua recomendação à administração de uma primeira dose. E, ainda, aconselhamento para oferecer um o segundo virá depois.
Cerca de 1,4 milhão de adolescentes serão elegíveis no Reino Unido
Por enquanto, o JCVI afirma que uma dose ainda fornecerá às crianças proteção significativa contra a Covid, especialmente se já tiverem contraído o vírus. O Comité considerou que um intervalo mais longo entre as duas doses conduziria a uma maior protecção no final.
O painel decidirá, portanto, sobre o intervalo de tempo ideal para concluir a diretriz depois de revisar os dados globais gerados nas próximas semanas. Cerca de 1,4 milhão de adolescentes serão elegíveis. E, Van Tam disse que espera que o programa comece “em algumas semanas”.
Pfizer-BioNTech
Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte já confirmaram que vão expandir sua implementação. E espera-se que a Escócia o faça. No entanto, parece improvável que eles estejam totalmente imunizados antes de voltarem para a escola em setembro.
A única vacina aprovada para crianças menores de 18 anos no Reino Unido é a Pfizer-BioNTech.
“A vacinação de crianças e jovens pode trazer benefícios para outras pessoas, como adultos e incluindo pais e avós, mas na vanguarda está a saúde e os benefícios para as crianças e os próprios jovens”, disse o professor Wei Shen Lim.
Ft: telam