No momento, você está visualizando Renegociação das dívidas do FIES: Como vai funcionar?
MEC planeja dar bons descontos na renegociação das dívidas do FIES

Renegociação das dívidas do FIES: Como vai funcionar?

Programa do MEC ajudará na renegociação das dívidas do FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos principais meios utilizados pelos brasileiros para conseguir ingressar na universidade. Mas muitos não conseguem arcar com o pagamento integral das parcelas do FIES, porém, para ajudar na quitação desta dívida, o Ministério da Educação (MEC) iniciará um processo de renegociação das dívidas. Entenda como irá funcionar!

O FIES é um programa de financiamento desenvolvido para o facilitar o ingresso de estudantes em universidades particulares. Para solicitá-lo, é preciso que o cidadão realize o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e alcance a pontuação mínima de 450 pontos, além de não zerar a redação.

Uma nova medida publicada pelo MEC anunciou que o prazo para renegociação de dívidas no FIES foi estendido até o dia 31 de dezembro. Anteriormente o prazo terminaria no dia 31 de agosto. De acordo com o MEC, os descontos podem chegar a 99% do valor da dívida. Para participar do processo é preciso que o tempo de atraso do estudante seja de no máximo 90 dias.

O período de atraso aceito se estende para mais de 360 dias somente para cidadãos de baixa renda, beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para renegociar, os estudantes devem entrar em contato com o banco que realizou o financiamento. É importante ressaltar que a ida a uma agência não é necessária, pois o contato com a instituição financeira pode ser feito de forma remota. O prazo para procurar os bancos vai do dia 1 de setembro até o dia 31 de dezembro de 2022.

A dívida poderá ser parcelada em até 150 parcelas de no mínimo R$ 200,00. Em relação aos estudantes que estão com o FIES em dia, o desconto pode chegar a até 12%.