No momento, você está visualizando Republicanos fazem 1ª votação em primárias; Trump é favorito
Uma vitória muito expressiva de Trump, reforçaria seu argumento de que ele é o único candidato dos Republicanos para derrotar Joe Biden

Republicanos fazem 1ª votação em primárias; Trump é favorito

Donald Trump em Iowa, antes do primeiro evento de primárias republicanos

Uma vitória muito expressiva de Trump em Iowa reforçaria seu argumento de que ele é o único candidato dos Republicanos que pode derrotar Joe Biden. Apesar de as primárias do Partido Democrata ainda não terem começado, o atual presidente deve ser facilmente o nome para disputar a reeleição.

Eleitores do estado de Iowa, nos Estados Unidos, darão início às primárias republicanos, e o primeiro passo para as eleições presidenciais americanas que irão ocorrer em novembro.

As primeiras primárias do Partido Democrata ocorrerão na Carolina do Sul. O partido resolveu não realizá-las em Iowa pelo perfil conservador do estado. O evento acontece no dia 3 de fevereiro.

‘Caucus’ em Iowa: entenda importância

Historicamente, Iowa tem destaque por ser o primeiro estado com primárias. Os candidatos costumam passar meses se espalhando pelo Estado e se apresentando aos eleitores, e muitas campanhas terminaram depois de uma apresentação ruim ali.

Ao mesmo tempo, a representação da população, que é mais conservadora, pode não ser um bom recorte. Em 2008, 2012 e 2016 — as três últimas disputas competitivas —, o vencedor dos caucuses republicanos de Iowa não conseguiu garantir a indicação, em parte porque a grande população evangélica de Iowa significa que o estado é mais socialmente conservador do que o país como um todo.

As primárias em Iowa exigem comparecimento presencial dos eleitores —um desafio em meio a uma forte onda de frio. Diferentemente de uma eleição normal, os “caucuses” de Iowa exigem que os eleitores se reúnam pessoalmente na segunda-feira à noite, a partir das 19h (22h no horário de Brasília), Ou seja, em pequenos grupos em igrejas, escolas e centros comunitários, onde votam em segredo após discursos dos representantes das campanhas.

Trump mantém liderança

O controle de Trump sobre seus apoiadores mais leais pode lhe dar uma vantagem sobre o frio. Uma pesquisa eleitoral divulgada no sábado, mostrou que Trump tinha muito mais apoiadores que estavam “extremamente” ou “muito” entusiasmados com a disputa hoje.