No momento, você está visualizando Reservas provadas de petróleo aumentaram 5,92% em 2024, mostra ANP
Influenciaram nessa alta a produção durante o ano, as reservas adicionais de novos projetos de desenvolvimento, declarações

Reservas provadas de petróleo aumentaram 5,92% em 2024, mostra ANP

Influenciaram nessa alta a produção durante o ano, as reservas petróleo adicionais de novos projetos de desenvolvimento

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) informou nesta quarta-feira que as reservas provadas de petróleo subiram 5,92% em 2024. Em comparação com o calendário anterior, os fatores que levaram ao aumento são a produção durante o ano. Assim como as reservas adicionais de novos projetos de desenvolvimento, declarações de comercialidade e revisão de campos por fatores técnicos e econômicos.

A soma de reserva provadas e prováveis cresceu 4,36%, conforme a agência. Enquanto que as provadas, prováveis e possíveis subiram 4,27% em 2024, diz a ANP.

As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente.

Quando usados métodos probabilísticos, portanto, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa, deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%. No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%.

Empresas de exploração e produção no Brasil

As empresas de exploração e produção no Brasil declararam 16,8 bilhões de barris de petróleo em reservas provadas, 24,07 bilhões de barris de reservas provadas mais prováveis e 29,1 bilhões de barris de reservas provadas, prováveis e possíveis.

O índice de reposição de reservas, que indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido no período, foi de 176,63%. O volume representa cerca de 2,171 bilhões de barris em novas reservas.

No gás natural, foram declarados 546,02 bilhões de metros cúbicos de reservas provadas, incremento de 5,17%. Nas provadas e prováveis, aumento de 4,35%, para 672,815 bilhões de m³. Na soma de provadas, prováveis e possíveis, registraram 740,505 bilhões de m³, elevação de 4,26%.