Você está visualizando atualmente Resina: uma alternativa para substituir o petróleo no mundo
É possível utilizar a resina para substituir o petróleo, a resina se decompõe mais rápido e é um elemento biodegradável

Resina: uma alternativa para substituir o petróleo no mundo

É possível utilizar a resina para substituir o petróleo, na indústria farmacêutica e em aplicações de construção

A busca por novas alternativas para substituir o petróleo e amenizar nosso estilo de vida se tornou incansável. Porém, do outro lado do mundo, estão se “revivendo” tradições, que foram passadas de geração em geração, para a existência humana.

Nesta ocasião, faremos uma viagem às províncias espanholas de Valladolid, Ávila e Segóvia.

Existe um destino turístico, entre Sierra de Gredos e Tierra de Pinares, formado por uma exuberante floresta de pinheiros resinosos. Este lugar, com cerca de 400.000 hectares, estende sua beleza até as montanhas. Mas, o que o torna tão especial?

Sua resina! Durante milhares de anos, várias civilizações já usaram a resina dos pinheiros. Por exemplo, para acender tochas, tratar queimaduras e até mesmo para impermeabilizar os navios no Mar Mediterrâneo. E quando se tornou lucrativo para a Espanha? Entre os séculos 19 e 20.

A extração desta resina é uma arte. Entre os meses de março e novembro, os produtores da região removem meticulosamente apenas a camada externa da casca do pinheiro. Posteriormente, são feitas incisões diagonais em seu córtex para que a resina apareça.

Resina, o ouro líquido

Em seguida, em um recipiente em uma árvore, é coletado o “ouro líquido” (nome que os habitantes da região dão à resina). Depois, a seiva é então despejada em recipientes de 200 Kg. Por fim, a resina chega às destilarias de onde se extrai a terebintina. E o resultado deste processo são pedras de cor âmbar muito brilhantes.

As reservas de petróleo terminarão por volta de 2050. Aliás, a resina é um elemento biodegradável com o qual o plástico pode ser feito. A boa notícia é que a resina se decompõe mais rapidamente do que o plástico que usamos atualmente.

Da mesma forma, é possível utilizar a resina para substituir o petróleo, na indústria farmacêutica e em aplicações de construção. Na Espanha, cerca de 95% de sua extração ocorre em cidades como Castilla e León. Por fim, vem a importância de conservar essas florestas ancestrais.

Se o governo espanhol prestasse mais atenção a essa atividade, os produtores poderiam trabalhar nas montanhas o ano todo. Desta forma, os jovens também poderiam retornar à sua terra natal. Em suma, diz-se até que o ecoturismo teria um aumento considerável.

Como consequência dessas novas visões sociais, econômicas e políticas, foi postulado que o Vale de Tiétar (Ávila) seria uma Reserva da Biosfera. Como resultado, significa que ele estaria protegido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). E por que este lugar? O Vale abriga a área abundante em resina. Deve ser uma floresta maravilhosa!

Fonte: Tempo