No momento, você está visualizando Restrições ao turismo internacional, Brasil está na lista vermelha

Restrições ao turismo internacional, Brasil está na lista vermelha

Lista de restrições ao turismo internacional para brasileiros esta sempre mudando, no entanto, portais trazem informações de cada país destino

O Brasil ainda está na chamada “lista vermelha” de muitos países, ou seja, a entrada de turistas brasileiros está proibida na maioria das fronteiras. Considerando as nações totalmente liberadas a brasileiros e aquelas abertas com restrições, há cerca de 100 destinos para os quais é possível viajar atualmente. 

Portanto, a lista de fronteiras abertas é dinâmica e, ainda, os protocolos mudam diariamente. A França e o Canadá, por exemplo, divulgaram recentemente seu programa de reabertura. Nosso vizinho Chile, com 61% da população totalmente imunizada, deve anunciar novas regras (25/7). 

Conecte-se ao SUS 

Com a proposta de acompanhar a situação em cada país, o Itamaraty recomenda consultar a página eletrônica da Associação Internacional do Transporte Aéreo (International Air Transport Association, Iata). O portal, no entanto, traz um mapa mundial atualizado com informações de cada nação. E ,ainda, e as representações de cada governo. 

O Portal Consular do Itamaraty, também, é atualizado constantemente com as restrições vigentes em viagens internacionais. Outra sugestão é baixar o aplicativo Conecte SUS, antes de viajar. Ele é desenesenvolvido pelo Ministério da Saúde e está disponível em português, inglês e espanhol. Segundo o ministério, apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países têm aceitado o certificado como comprovante de vacinação. 

Retomada do turismo 

 De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o ritmo da imunização no país e as promoções do mercado têm animado o setor. Embora os embarques estejam num patamar abaixo dos anos anteriores, com 26% das empresas inoperantes em junho deste ano, outros 25% já estão embarcando a metade ou mais da média histórica para o mês. 

A América Central e Caribe seguem no topo das vendas, segundo a Braztoa. Mas a América do Norte já apresenta um nível relevante de vendas. Entre os destinos preferidos dos brasileiros, os destaques vão para México (Cancún), Dubai, Egito, Maldivas e Estados Unidos (Miami). O Nordeste, seguido da região Sul, lidera as viagens nacionais.