Yusaku Maezawa comprou a startup que desenvolve o robô do amor
Quase dois anos antes do rei da moda japonesa, o bilionário Yusaku Maezawa, embarcar em sua recente visita turística à Estação Espacial Internacional (ISS), ele dominou as manchetes ao lançar uma busca mundial por uma “parceria de vida” para ir à Lua com ele. No momento, ele planeja investir em outra tipo de companhia, com o chamado “robô do amor”.
Em seu apelo online por amor, Maezawa, que tinha 44 anos na época, disse que esperava encontrar uma companhia para aliviar os “sentimentos de solidão e vazio” que surgiam dentro dele. Alguns meses depois, no entanto, o bilionário abruptamente cancelou sua busca por uma parceria romântica devido a razões pessoais não especificadas.
Agora, parece que ele está apostando que robôs podem ser capazes de preencher o buraco no coração.
O excêntrico bilionário, que fez fortuna através do site japonês de moda de comércio eletrônico Zozotown, anunciou que seu fundo de investimento está comprando a startup japonesa de robótica Groove X. O carro-chefe da empresa é um produto chamado Lovot; então uma combinação das palavras em inglês que significam “amor” e “robô”. Os termos do acordo não tiveram divulgação.
Segundo a Groove X, os robôs companheiros do tamanho de animais de estimação visam provocar um “instinto amoroso” em seus clientes humanos; ou seja, com casos potenciais de uso em asilos e com crianças. À medida que a pandemia piorou, os chamados “robôs do amor” ao mesmo tempo encontraram um novo propósito; fornecer companhia àqueles que precisaram ficar separados de quem amam.
Só para japoneses
Atualmente, o robô então está disponível para venda somente no Japão. O preço começa em US$ 2.825 (R$13.253, na cotação atual) por dispositivo; além disso, uma taxa de serviço mensal de aproximadamente US$80 (R$375).
Segundo a própria empresa, o “robô do amor” não tem a princípio qualquer outra finalidade. “O robô nasceu por apenas uma razão; para ser amado por você”.