Resultados da Aprosoja-MT podem contribuir para desenvolvimento da soja e do milho nas lavouras mato-grossenses
Aprosoja-MT tem o intuito de aumentar a produtividade das lavouras e consequentemente a rentabilidade do produtor rural. Assim, desenvolve pesquisas para a oleaginosa e o cereal em solos arenosos e siltosos, que fazem transição entre a areia e a argila.
No entanto, nem todos os agricultores podem ou têm a oportunidade de ir aos dias de campo nos centros de pesquisas da entidade. Denominados como CTECNO Parecis e CTECNO Araguaia, a Aprosoja-MT tem realizado Rodadas Técnicas, que tem como intuito levar os resultados das pesquisas aos agricultores em suas regiões.
Nas visitas, encaminha seus pesquisadores até os núcleos da entidade, para que os produtores tenham todos os dados das pesquisas em suas mãos. Nesta sexta-feira (19), foi a vez dos produtores de Planalto da Serra, receberem a Rodada Técnica para saber outras informações.
Conforme o pesquisador e coordenador do CTECNO Araguaia, André Somavilla, além das Rodadas Técnicas beneficiarem os produtores tem-se uma troca de experiência, já que os pesquisadores conhecem mais sobre cada região de Mato Grosso.
Disseminar os resultados do CTECNO
Somavilla também apontou como tem sido as avaliações dos agricultores após as rodadas. “A aceitação tem sido muito boa por parte dos produtores. Eles têm participado bastante, têm interagido muito. Com esta participação eles têm acesso direto aos resultados das pesquisas”, aponta.
“A ideia das rodadas é disseminar os resultados do CTECNO, colocar os produtores em contato conosco, contato com eles e trocar essa experiência que eles têm de campo com o que a gente tem visto dentro das estações”, disse.
Na última semana, entre os dias 10 e 12, os agricultores da região Leste de Mato Grosso receberem a rodada. Os produtores rurais dos núcleos de Gaúcha do Norte, Nova Xavantina e Água Boa receberam a visita dos pesquisadores.