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Rolls-Royce quer fabricar novo avião a hélice da Embraer

Rolls-Royce quer fabricar motores de novo avião da Embraer

A Rolls-Royce se encaixa na proposta da Embraer para motores de nova tecnologia das aeronaves

A Rolls-Royce confirmou que apresentou uma proposta formal à Embraer para ser a fabricante principal dos motores do novo avião a hélice de 70 a 90 lugares que a fabricante brasileira planeja lançar ainda neste ano.

Segundo reporta o AirInsight, durante uma apresentação do Investor Day; o presidente da divisão de aviação civil, Chris Cholerton, disse que a Rolls-Royce está oferecendo e desenvolvendo a tecnologia para a aeronave turboélice; e enviou proposta à Embraer. “Acho que estamos tendo uma proposta convincente”, disse Cholerton, sem entrar em mais detalhes.

De acordo com o executivo, um motor turboélice se encaixa perfeitamente na estratégia da Rolls-Royce de começar a desenvolver motores de nova tecnologia; enquanto o UltraFan está na outra extremidade do espectro, “no centro de nossa futura estratégia de fuselagem larga e, de fato, de quaisquer outras futuras oportunidades de fuselagem estreita”.

Com a confirmação da fabricante inglesa, acredita-se que agora todos os três grandes fabricantes de motores tenham feito propostas à Embraer; de modo que haja uma escolha real a ser feita pela fabricante de aeronaves.

A Rolls-Royce não tem um produto turboélice pronto no momento; assim a sua oferta deve constituir um conceito de motor totalmente novo que, como Cholerton indicou, usaria elementos do motor UltraFan.

Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing da Embraer; disse à AirInsight em agosto do ano passado que o turboélice deve ter motores que funcionem com SAF (combustível sustentável) puro quando entrar no mercado por volta de 2027/2028; enquanto pode oferecer uma versão a hidrogênio por volta de 2040.

Um dos motivos para mudar o design e optar por motores montados na traseira seria então a acomodação mais fácil de um sistema de hidrogênio próximo aos motores nesta configuração.