Você está visualizando atualmente Crescimento alavanca Rondonópolis como cidade mais verticalizada do interior de MT
O crescimento imobiliário de Rondonópolis fez com que a cidade despontasse entre os 100 municípios mais ricos do Brasil - Foto: Wikimedia/CC

Crescimento alavanca Rondonópolis como cidade mais verticalizada do interior de MT

O crescimento de Rondonópolis imobiliário fez com que a cidade despontasse entre os 100 municípios mais ricos do Brasil, segundo o IBGE

Esse crescimento qualitativo tem alavancado também o mercado imobiliário, consolidando Rondonópolis nos últimos anos como a mais verticalizada do interior de Mato Grosso, com o horizonte urbano das construções (skyline) já se assemelhando ao de grandes centros urbanos – muito à frente de cidades também competitivas como Sinop (MT) e Várzea Grande (MT).

Junto com o crescimento populacional contínuo, com cerca de 50 mil habitantes a mais em 12 anos, o mercado imobiliário de Rondonópolis vem crescendo de forma acentuada, especialmente pela força da sua economia, ostentando o maior terminal ferroviário da América Latina, o título de capital nacional do bitrem/rodotrem, berço da agricultura de larga escala em Mato Grosso, maior centro de negócios de sementes do Estado, um dos maiores pólos de esmagamento de soja do Brasil. Ou seja, o maior pólo misturador de fertilizantes do interior brasileiro e importante centro estadual de ração e suplementos animais. Bem como um dos mais importantes entroncamentos viários do país, existência de frigoríficos com padrões internacionais, entre outros.

Outro fator importante é que Mato Grosso tem crescido muito, aumentando significativamente o desenvolvimento econômico em geral. Segundo o Censo 2022, o estado é o terceiro que mais cresceu no Brasil, com índice de 20,55%. Dentro deste crescimento, a sócia-diretora do Grupo TMI, Patrícia Muniz, enfatiza que Rondonópolis é destaque, pois é uma cidade que recebe pessoas de toda parte do Brasil, em busca novas oportunidades de empregos e investimentos.

Com esse crescimento econômico e populacional positivo em Rondonópolis, Patrícia avalia que as empresas da construção civil precisam se preparar para uma urbanização mais eficiente, moderna e sustentável para atender as demandas necessárias e as expectativa das pessoas.

Agronegócio

O Niraj Towers, que serão as torres mais altas do Centro-Oeste, evidencia ainda a força do mercado imobiliário de Rondonópolis, com lançamentos de grandes empreendimentos.

Foi justamente aproveitando as oportunidades dessa terra, trabalhando com transparência e honestidade, que a TMI se mostra atualmente como exemplo de sucesso desse segmento da economia local. Nesse cenário, Thiago Muniz observa ainda que a projeção é que o mercado imobiliário de Rondonópolis continue crescendo e chamando a atenção do Brasil. Especialmente por estar em um estado como Mato Grosso, que cresce de forma acelerada puxado pelo agronegócio. Ele aponta a projeção do IBGE de que Mato Grosso é o único estado do país que vai crescer até 2070.

“Vejo o cenário com muito otimismo, com muita vontade de trabalhar para que a gente possa oferecer na nossa região opções de moradia com qualidade para novos moradores, bem como para quem está aqui”, externou o empresário, informando que há um déficit habitacional a ser suprido.

Investimentos

Há 29 anos atuando como corretor de imóveis, o empresário Vicente Dalberto, da Remax Correta, também é prova viva da evolução desse mercado imobiliário. Especialmente a partir de 2010, quando Rondonópolis passou a viver uma verticalização mais acentuada. “No passado, em média, lançava-se um prédio de grande porte por ano. Depois passamos a ter três a quatro lançamentos de prédios por ano, além de maior oferta de condomínios horizontais”, atesta. “Eu acredito muito em Rondonópolis, porque estamos hoje próximos dos 300 mil habitantes. Com isso, vamos dizer que cresçamos 5% ao ano, são 15 mil novos habitantes por ano para fazer frente ao mercado imobiliário”, diz.

Apesar de ter a expectativa de que Rondonópolis chegasse a esse patamar por conta dos seus atrativos, Vicente confessa que a velocidade e grandiosidade desse mercado imobiliário tem lhe surpreendido.

Apesar de acreditar na perspectiva de crescimento de Rondonópolis, considerando a existência da ferrovia, do terminal ferroviário, bem como do potencial de agregar valor da produção do Estado, Marco Pessoz alerta para a importância do poder público exercer seu papel de facilitador da vida do empreendedor e de quem quer investir na cidade, atuando com obras de mobilidade, infraestrutura, novos acessos. Assim, destaca a necessidade do agente público não travar a parte de liberação de projetos e a legislação. Dessa forma, visa acelerar ainda mais a atração de investimentos e garantir um retorno maior para a cidade.