A Prefeitura de Rondonópolis reforça que moradores da região do Alfredo de Castro podem ter acesso ao programa federal Tarifa Social que dá desconto de até 65% na fatura de energia elétrica. A Tarifa Social faz parte da cesta de benefícios federais direcionados a famílias que tem o CadÚnico, como o Bolsa Família.
No caso do Alfredo de Castro, as famílias receberam a doação de padrões por parte da Energisa numa parceria com a Prefeitura. Dessa maneira, fez o mapeamento da área e regularizou os terrenos para que a Energisa concluísse a instalação da rede elétrica nas moradias. Em seguida, removeu as ligações clandestinas que ofereciam riscos à segurança da população.
Como são famílias de baixa renda, os clientes também podem ter acesso a desconto na energia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, que fica na Avenida Getúlio Vargas, n°1439, no bairro Vila Aurora, realizou o trabalho de cadastramento. Até o momento, 100 pessoas já estão inclusas no CadÚnico.
No estado, mais de 200 mil famílias já estão cadastradas na Tarifa Social. A estimativa é que mais 170 mil possam ter acesso ao benefício, mas estão de fora da lista porque não fizeram a atualização dos dados junto ao governo federal ou não vincularam a conta com o nome do beneficiário do benefício.
“Por exemplo, na família, geralmente é a mãe que está cadastrada no CadÚnico e recebe o Bolsa Família. Mas a conta de luz fica no nome do pai ou outro parente. Neste caso, é preciso fazer a vinculação da conta com o nome do beneficiário. E isso pode ocorrer pelos nossos canais de atendimento, é muito simples”, destacou o gerente de medição e combate a perdas da Energisa, Luciano Lima.