A cidade Rondonópolis ocupa o quatro lugar do Ranking de Eficiência dos Municípios promovido pelo jornal em conjunto com o Datafolha
Um estudo realizado pelo jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Instituto Datafolha, revelou que Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) tem uma das gestões mais eficientes de Mato Grosso (MT), ocupando a quarta colocação entre os 142 municípios do estado. Os dados constam no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha (REM-F) divulgado nessa terça-feira (3). O seu método consiste em avaliar e ranquear as prefeituras do país que prestam mais serviços públicos essenciais pelo menor custo.
A informação foi bastante comemorada pelo prefeito José Carlos do Pátio, que credita o resultado ao cuidado que tem com o erário público. “Quando nós pensamos em gestão pública, entendemos que temos que levar os serviços públicos para todos os cidadãos. Usando os recursos de forma racional e sem desperdícios. Não teríamos entregado tantas obras importantes para o trabalhador e a trabalhadora rondonopolitana se não fôssemos austeros. É uma questão de respeito com o que é público, acima de tudo”, afirmou.
Outro que comemorou o resultado da pesquisa foi o candidato a prefeito Paulo José Correia, da coligação Rondonópolis Pronta para o Futuro, que conta com o apoio de Pátio no pleito municipal.
“Isso comprova o que nós já vimos dizendo sempre: essa gestão mais fez pela cidade e ainda há muito o que feito. É desse jeito que governamos e esse ranking nos mostra que estamos no caminho certo e que temos que continuar avançando”, declarou.
De acordo com o ranking, os municípios que possuem as gestões mais eficientes são, pela ordem, Campos de Júlio, Lucas do Rio Verde, Sorriso. Em seguida, Rondonópolis que pontuou na frente de cidades como a capital Cuiabá e da vizinha Primavera do Leste.
O estudo da Folha abrange 5.276 municípios, ou 95% do total de cidades brasileiras e utilizou de dados públicos.