Com a nova Unidade de Saúde, a administração de Rondonópolis pretende deixar a cidade com 100% de cobertura no setor de atenção básica
O Prefeito José Carlos do Pátio realizou no final da manhã desta terça-feira 26) a solenidade de inauguração oficial da mais nova unidade Estratégica de Saúde Familiar em Rondonópolis. Isto é, a ESF – Benedito Lucas Evangelista, que fica na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Guia Lopes, no residencial Vila Goulart.
É preciso frisar que esta obra é relativamente antiga e é remanescente, sendo que as obras iniciaram ainda em 2014. No entanto, aconteceram alguns reveses, e depois dos desentraves burocráticos e legais que impediam seu andamento, foi finalmente concluída. Embora, não sem antes ser vítima da ação de marginais que invadiram a unidade, danificaram e furtaram parte da fiação elétrica.
Em dezembro do ano passado a obra foi entregue a população e iniciou seus trabalhos beneficiando cerca de 2 mil famílias da região. Contudo, oficialmente e legalmente a obra não havia sido inaugurada como requer a legislação pública.
Estrutura
A nova unidade de saúde dispõe de 01 sala para recepção; (WC) sanitários masculino e feminino e, PCD.; bem como um consultório odontológico; farmácia; sala para procedimentos e coleta; uma sala para as ACS – Agentes Comunitárias de Saúde; uma sala para vacinas; sala para esterilização e expurgo; além de uma sala para administração; copa; almoxarifado e, sanitários para funcionários.
De acordo com o prefeito a administração municipal pretende deixar a cidade com 100% de cobertura no setor de atenção básica de saúde. Com mais esta unidade a gestão municipal já registra um índice de cobertura da ordem de 90% chegando muito próximo do seu objetivo de universalizar o atendimento.
Pátio revelou também que a cidade já conta com 100% de cobertura de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), embora ainda faltem a finalização de algumas unidades de saúde para completar os 100% de cobertura de atenção básica.
Conforme o prefeito, a cidade está elevando o patamar de qualidade de vida dos seus habitantes, através do oferecimento de serviços públicos e políticas públicas de qualidade.
Ainda segundo o gestor público, dentro de pouco tempo Rondonópolis estará inserida entre as 150 melhores cidade do país em qualidade de vida. Aliás, é isso que se espera no próximo censo a se realizar pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a partir de junho.
Qualidade de Vida
Para confirmar a sua afirmação, Pátio exemplifica os indicadores sociais, que registram avanços significativos no progresso na qualidade de vida dos habitantes. Segundo ele, qualidade de vida do povo de uma cidade é o numero de crianças em sala de aula; o índice de analfabetismo que tem caído muito; assim como a mortalidade infantil local que é menor que cidades importantes como, Presidente Prudente (SP) e Araçatuba (SP), entre outras.
O prefeito ainda destacou a política de planejamento familiar local. Segundo ele também está contribuindo com essa melhoria e significa um importante indicador social de qualidade de vida já que resulta na alteração/redução da média de morador por moradia na cidade que hoje está na casa de 3,4 por moradia.
Antigamente estes números eram muito maiores, chegando em muitos casos, na casa de 10, 12 e até 15 pessoas, entre pais e filhos. Entretanto, Pátio pretende chegar a indicadores mais significativos, como os da cidade de Criciúma, em Santa Catarina; cujos indicadores são bem menores e a população dispõe de uma qualidade de vida mais significativa.
Fonte: PM Rondonópolis