O evento contou com a presença de profissionais de saúde, moradores da comunidade e representantes
A Secretaria de Saúde de Rondonópolis deu início às atividades do Outubro Rosa em suas unidades básicas de saúde.
A abertura oficial aconteceu nas unidades de saúde PSF do bairro Bispo Pedro Casaldáliga. O evento contou com a presença de profissionais de saúde, moradores da comunidade, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Apor. Bem como o grupo Doutores da Alegria, que ajudou de forma divertida a conscientizar as mulheres presentes.
Outubro Rosa é o mês dedicado à saúde da mulher. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que, não apenas em outubro. Mas durante todo o ano, as unidades de saúde oferecem gratuitamente o exame papanicolau e o exame clínico das mamas. Em caso de qualquer alteração, a paciente recebe todo o acompanhamento necessário.
“Vá na sua unidade mais próxima e realize o exame clínico de mamas com um profissional, faça o seu exame preventivo e cuide-se. A sua vida deve ser sua prioridade”, destacou Giovanna Asto, enfermeira do PSF Casaldáliga.
A programação do Outubro Rosa continuará ao longo do mês com diversas atividades. Como o horário estendido de atendimento nas unidades básicas de saúde no dia 7 de outubro, das 17h às 22h e no dia 18 de outubro, das 7h às 11h.
Grande caminhada junto à Apor
Entre os serviços disponíveis estarão a realização de exames preventivos (CCO, conhecido como Papanicolau). Exame clínico de mamas; palestras; distribuição de materiais educativos. Testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B, além de atividades em salas de espera.
Durante todo o mês serão realizadas ainda palestras com mais informações. Ou seja, a importância da prevenção em escolas e empresas da cidade, pit stop educativo na região central. Mutirão de exame preventivo para todas as servidoras do município e uma grande caminhada junto à Apor no dia 26 de outubro.